PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (CCEN - PPGF)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: GISLAINE VARAO DA SILVA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISLAINE VARAO DA SILVA
DATA: 23/02/2026
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/rjp-ocvi-fkz
TÍTULO: Dinâmica Quântica sob Deformações na Escala de Planck
PALAVRAS-CHAVES: Escala de Planck; Fenomenologia de Gravidade Quântica; Regime Não-Relativístico.
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Grande parte das abordagens de gravidade quântica prevê a existência de um comprimento
mínimo associado à escala de Planck, o que implica modificações nas relações entre energia,
momento e posição. Tais modificações impactam diretamente a simetria de Lorentz. Nesta tese investigamos esses efeitos tanto em cenários sistemáticos quanto estocásticos, com ênfase em suas manifestações no regime não relativístico e em possíveis assinaturas acessíveis experimentalmente.
Na primeira parte, tratamos dos efeitos sistemáticos. Derivando, a partir de relações de dispersão modificadas (MDR) motivadas por gravidade quântica, a equação de Schrödinger não relativística deformada, mostrando que o limite não relativístico de MDR gerais produz termos fracionários e não locais no Hamiltoniano. Termos que alteram a cinemática quântica e permitem estabelecer limites experimentais para os parâmetros das MDR usando sistemas de baixa energia. Em seguida, mostramos que certas MDR com potências fracionárias levam, no regime não relativístico, a uma dinâmica descrita por mecânica quântica fracionária, associada a uma geometria efetivamente fractal no infravermelho. Por último, analisamos um cenário sistemático adicional baseado em espaços-tempo não comutativos. Mostramos que a deformação da regra de composição de energias, característica do espaço κ-Minkowski, produz correlações quânticas entre dois sistemas, mesmo no limite não relativístico.
Na segunda parte, estudamos efeitos estocásticos, introduzimos flutuações estocásticas em uma MDR, modelando uma violação estocástica da simetria de Lorentz. Ao realizar a média
estocástica, obtemos uma equação de Lindblad, que descreve um mecanismo de descoerência gravitacional no regime não relativístico. O formalismo é aplicado a estados gravitacionais (gravcats), revelando a competição entre emaranhamento gravitacional e descoerência induzida por flutuações planckianas, e permitindo estimar escalas nas quais tais efeitos tornam-se relevantes. Em conjunto, os resultados mostram que sistemas quânticos de baixa energia constituem novas formas para testar a estrutura da simetria de Lorentz, seja por meio de deformações sistemáticas ou de violações estocásticas. Nosso estudo em fenomenologia de gravidade quântica no regime infravermelho, aponta amplificadores em correções planck-suprimidas para confrontar modelos efetivos de gravidade quântica com experimentos tabletop.
MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 2664371 - ALBERT PETROV
Interno(a) - 2348379 - FABIO LEAL DE MELO DAHIA
Externo(a) à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS BRITO
Externo(a) ao Programa - 1149392 - IARLEY PEREIRA LOBO
Externo(a) à Instituição - NELSON DE OLIVEIRA YOKOMIZO
Presidente(a) - 6337777 - VALDIR BARBOSA BEZERRA