PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: VALKÊNIA ALVES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALKÊNIA ALVES SILVA
DATA: 07/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Simulação do HULW - Sala Xique-Xique Link: https://meet.google.com/buw-uatj-beq
TÍTULO: SEGURANÇA NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM AMBIENTE SIMULADO: INTERVENÇÃO EDUCATIVA COM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem, Segurança do paciente, Erros de medicação, Educação continuada Treinamento por simulação
PÁGINAS: 158
RESUMO: Introdução: As intervenções educacionais são ferramentas importantes no processo de ensino-aprendizagem dos profissionais de saúde, visando à prevenção e mitigação de eventos adversos e, consequentemente, à melhoria da segurança do paciente. Objetivo: Avaliar os efeitos de uma intervenção educativa pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa com auxiliares e técnicos de enfermagem acerca da segurança na administração de medicamentos Metodologia: Pesquisa quase-experimental, do tipo antes e depois, realizada com 30 técnicos de enfermagem de um Hospital Universitário no município de João Pessoa/PB. As etapas operacionais da pesquisa foram: 1- Construção dos instrumentos; 2 – Construção e validação de cenário simulado; 3- Intervenção Educativa; 4- Efeitos da intervenção educativa; 5 – Análise qualitativa. Os participantes responderam o instrumento antes e depois da intervenção educativa, que aconteceu entre março e julho de 2024. Para coleta de dados foi utilizado um formulário com dados sociodemográficos e de caracterização dos profissionais, além do instrumento da ASPAM na avaliação do processo de administração de medicamentos. Para tabulação dos dados, foram utilizados os softwares Excel, SPSS 30.0 versões trial e R versão 3.4.1, por meio de análise descritiva, porcentagem e Teste de Wilcoxon. Os dados qualitativos foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. A pesquisa atendeu os requisitos éticos e legais de pesquisas que envolvem seres humanos conforme preconiza a Resolução n° 466/12. Resultados: Houve aumento e significância dos escores médios relativos ao conhecimento dos participantes depois do processo da intervenção educativa, dos 27 itens da escala ASPAM 19 apresentaram diferença estatística significativa nos seus escores na fase pós-intervenção (p<0,001). Os dados qualitativos revelaram que os técnicos de enfermagem agregaram novos conhecimentos em sua prática clínica. Conclusão: Conclui-se que uma intervenção educativa pode contribuir de maneira positiva no processo de administração de medicamentos na perspectiva da segurança do paciente, agregando maior aquisição e retenção de conhecimento, competências e melhoria nas ações.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Externo à Instituição - LECIDAMIA CRISTINA LEITE DAMASCENA
Interno - 2934188 - MAILSON MARQUES DE SOUSA
Interno - 649.572.174-91 - PATRÍCIA JOSEFA FERNANDES BESERRA - UFPB
Externo à Instituição - SHEILA COELHO RAMALHO VASCONCELOS MORAIS