PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEX DOS SANTOS SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEX DOS SANTOS SILVA
DATA: 24/11/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 03 do PPGENF
TÍTULO: Construção e validação do design de um serious game para promoção do conhecimento sobre
direitos à saúde de pessoas com diabetes mellitus
PALAVRAS-CHAVES: Diabetes Mellitus; Direito à Saúde; Letramento em Saúde; Tecnologia Educacional; Serious Games
PÁGINAS: 115
RESUMO: O Diabetes Mellitus configura-se como um importante problema de saúde pública devido a sua alta prevalência e pelos significativos impactos sociais e financeiros que impõe aos indivíduos e ao sistema de saúde. Nesse cenário, torna-se fundamental a adoção de estratégias respaldadas por leis e políticas públicas que assegurem o direito à saúde desse grupo. A literatura aponta dificuldades recorrentes no acesso a medicamentos e insumos essenciais para o manejo da condição, o que revela fragilidades na efetivação desse direito. Diante disso, o letramento em saúde surge como uma estratégia essencial para ampliar o conhecimento e fortalecer a autonomia no cuidado, ao integrar informações sobre os direitos legais dessa população. Níveis elevados de letramento em saúde estão associados a uma maior capacidade de autogestão e ao uso mais consciente dos serviços públicos. Entre os recursos para se promover o letramento em saúde destaca-se o uso de tecnologias educacionais como os serious games, que integram elementos lúdicos e interativos ao processo de aprendizagem. Contudo, observa-se uma lacuna na utilização desses jogos com foco específico na promoção do conhecimento sobre os direitos à saúde de pessoas com diabetes. Desse modo, essa pesquisa tem por objetivo construir o design de um serious game com adequadas evidências de validade para promoção do conhecimento sobre direitos à saúde de pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Trata-se de um estudo metodológico, dividido em três etapas: conceituação, desenvolvimento do design e validação de conteúdo e aparência. Na etapa de conceituação, foi realizada uma revisão de escopo conforme as diretrizes do Joanna Briggs Institute, com o objetivo de mapear tecnologias educacionais voltadas à promoção do conhecimento sobre direitos à saúde, considerando critérios de acessibilidade e adequação para pessoas idosas e com baixa escolaridade. O conteúdo do jogo foi definido a partir da análise de diretrizes oficiais que normatizam e regulamentam os direitos à saúde de pessoas com diabetes no Brasil. O desenvolvimento do design foi orientado por dois referenciais: a estrutura The Wheel of Sukr", e os requisitos de design centradas na satisfação do jogador. Na etapa de validação, serão recrutados juízes com experiência acadêmica e/ou prática nas áreas de saúde e direito, por meio de busca na Plataforma Lattes e da técnica de snowball sampling. Serão excluídos os que não responderem à carta convite no prazo de 30 dias ou que aceitarem participar, mas não concluírem a avaliação após três tentativas. Três instrumentos serão utilizados para coleta de dados: um para caracterização sociodemográfica e profissional dos participantes; um para validação de conteúdo; e um para validação de aparência. Os dados sociodemográficos e profissionais serão analisados por meio de frequências absolutas e relativas, enquanto os demais instrumentos serão avaliados por meio do Razão de Validade de Conteúdo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1926826 - LIDIANE LIMA DE ANDRADE
Interno(a) - 2775762 - MARIANA ALBERNAZ PINHEIRO DE CARVALHO
Externo(a) à Instituição - CARLA SÍLVIA FERNANDES