PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: GERLANIA RODRIGUES SALVIANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERLANIA RODRIGUES SALVIANO
DATA: 30/07/2025
HORA: 13:30
LOCAL: Auditório do DENC - CCS
TÍTULO: PROTOCOLO DE INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA O MANEJO DA DOR EM PESSOAS COM AMPUTAÇÃO DE MEMBROS À LUZ DA TEORIA DO CONFORTO DE KOLCABA
PALAVRAS-CHAVES: Amputados; Cuidados de enfermagem; Manejo da dor; Membro fantasma. Estudo de Validação. Conforto do Paciente. Pesquisa Metodológica em Enfermagem.
PÁGINAS: 228
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: As amputações de membros correspondem a um problema de saúde pública mundial, associadas a altas taxas de morbimortalidade. Muitas vezes, a pessoa amputada enfrenta complicações após o procedimento, como dor no coto (extremidade remanescente) e/ou dor do membro fantasma, o que pode agravar o processo de adaptação e dificultar o enfrentamento das limitações impostas pela deficiência, comprometendo significativamente o bem-estar e a qualidade de vida. A dor relacionada à amputação é um fenômeno complexo e multidimensional, que exige intervenções de enfermagem sistematizadas e sensíveis às diferentes dimensões do conforto. No entanto, observa-se a escassez de protocolos clínicos específicos que orientem esse cuidado de forma estruturada. Objetivo: elaborar um protocolo de intervenções de enfermagem, com evidências de validade, para o manejo da dor no coto e dor fantasma de pessoas com amputação de membros à luz da teoria do conforto de Kolcaba. Método: trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em três etapas. A primeira consistiu na sustentação teórica, por meio de uma revisão de escopo e de uma busca sistematizada na Nursing Interventions Classification (NIC), com a realização de mapeamento cruzado. A segunda etapa envolveu a validação de conteúdo por especialistas, e a terceira, a estruturação do protocolo, elaboração de um fluxograma de ações e de um guia para implementação na prática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CEP/CCS/UFPB), sob o Parecer Consubstanciado nº 6.577.307 e CAAE: 76222523.5.0000.5188. Resultados: observou-se um aproveitamento de 100% das intervenções de enfermagem e de 97,10% das atividades selecionadas no mapeamento cruzado, sendo consideradas pelos especialistas assistenciais como altamente concordantes, o que se refletiu em um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,95 e um Índice de Concordância (IC) de 0,91. Assim, o material final contemplou 19 intervenções e 94 atividades de enfermagem voltadas ao manejo da dor no coto e dor fantasma em pessoas com amputação de membros, as quais foram organizadas segundo os quatro contextos da Teoria do Conforto de Kolcaba: físico, psicoespiritual, sociocultural e ambiental. Esse conteúdo subsidiou a construção do protocolo, com o fluxograma de ação e o guia para implementação na prática. Conclusão: O protocolo desenvolvido apresentou evidências de validade, configurando-se como uma ferramenta útil e relevante para qualificar a prática clínica do enfermeiro. Seu conteúdo favorece a proposição de intervenções mais efetivas, seguras e sensíveis às necessidades das pessoas com amputação, com potencial para contribuir para o alívio do sofrimento e a promoção do conforto integral.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - KAISY MARTINS DE ALBUQUERQUE MADRUGA
Presidente - 1631937 - KATIA NEYLA DE FREITAS MACEDO COSTA
Interno - 338322 - MARIA DAS GRACAS MELO FERNANDES
Interno - 1762965 - RAFAELLA QUEIROGA SOUTO
Externo à Instituição - THAÍSE ALVES BEZERRA