PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: RAFAELA DE MELO ARAÚJO MOURA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA DE MELO ARAÚJO MOURA
DATA: 26/07/2024
LOCAL: PPGENF - sala 03
TÍTULO: TERMINOLOGIA CLÍNICA DE ENFERMAGEM ESTRUTURADA A PARTIR DOS SUBCONJUNTOS TERMINOLÓGICOS DA CIPE®
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Processo de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem, Subconjunto Terminológico, Nomenclatura de Enfermagem
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Em tese, afirma-se que os Subconjuntos Terminológicos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem subsidiam a estruturação de uma Terminologia Clínica de Enfermagem enquanto instrumento norteador da prestação de cuidados nos diversos contextos de prioridades de saúde e/ou clientelas. Objetivo Geral: Estruturar uma Terminologia Clínica de Enfermagem a partir dos Subconjuntos Terminológicos da Classificação Internacional para Prática de Enfermagem desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba. Percurso Metodológico: Trata-se de uma pesquisa metodológica, de natureza exploratória descritiva, com o objetivo de estruturar um instrumento de captação ou de intervenção na realidade, obtendo-se como desfecho um método que poderá ser representado por um fluxograma, um protocolo, uma lista de passos ou considerações a serem seguidas por outros pesquisadores. Para execução desse estudo, foram desenvolvidas três etapas: 1ª - construção de um banco de conceitos de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem relevantes à prática de enfermagem, a partir das produções científicas voltadas à construção e/ou validação de Subconjuntos Terminológicos da Classificação Internacional para Prática de Enfermagem; 2ª - comparação por meio do mapeamento cruzado dos conceitos de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem contidos nos Subconjuntos Terminológico desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem com a Classificação Internacional para Prática de Enfermagem Versão 2019/2020, à luz da ISO 12:300/2016; e 3ª - organização dos conceitos de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem como uma Terminologia Clínica de Enfermagem. Resultados e Discussão: O estudo ficou composto por 20 produções, sendo 13 dissertações e sete teses relacionadas à construção e/ou validação de Subconjuntos Terminológicos da Classificação Internacional para Prática de Enfermagem, o que resultou incialmente em 1.410 diagnósticos/resultados de enfermagem e 6.518 intervenções de enfermagem. Ao final, a Terminologia Clínica ficou composta por 703 diagnósticos/ resultados de enfermagem e 4.395 intervenções de enfermagem distribuídos em 250 verbos de ação. Considerações Finais: Diante o exposto, estruturou-se a Terminologia Clínica de Enfermagem a partir dos Subconjuntos Terminológicos da Classificação Internacional para Prática de Enfermagem desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba. Esta ferramenta tem o potencial de subsidiar a prática assistencial da Enfermagem a partir de um conteúdo que contempla e apresenta os principais diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem estruturados historicamente pelo Programa de Pós-Graduação detentor do maior impacto numérico das produções deste tipo de estudo na América Latina.
Presidente - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Interno - 649.572.174-91 - PATRÍCIA JOSEFA FERNANDES BESERRA - UFPB