PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: MARIA DAS GRACAS DUARTE MIGUEL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DAS GRACAS DUARTE MIGUEL
DATA: 30/07/2024
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: SENTIDOS CONSTRUÍDOS SOBRE O TRABALHO POR PESSOAS IDOSAS
PALAVRAS-CHAVES: Idoso, Trabalho, Aposentadoria, Saúde, Teoria das Representações Sociais.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: INTRODUÇÃO: a promoção do envelhecimento ativo, focando na manutenção da funcionalidade e autonomia, é essencial em ações de saúde, reconhecendo os direitos dos idosos. O envelhecimento afeta várias atividades, incluindo o trabalho, onde a escolha de continuar ou se aposentar geralmente depende da vontade do idoso. O trabalho é vital na vida dos idosos, proporcionando interação social e evitando o isolamento, que pode levar à solidão e problemas de saúde mental. A pandemia de COVID-19 agravou esses problemas devido ao isolamento social necessário para conter a propagação do vírus. A Teoria das Representações Sociais ajuda a entender como os idosos percebem e se adaptam a essas mudanças, influenciando seu bem-estar e a forma como lidam com o trabalho remoto. OBJETIVOS: analisar as representações sociais sobre o trabalho remoto construídas por idosos em atividade laboral no isolamento social; identificar o impacto do trabalho remoto nas condições de saúde dos idosos em atividade laboral; relacionar as representações sociais do trabalho remoto com as condições de saúde dos idosos em atividade laboral. MÉTODO: o estudo exploratório, realizado no Instituto Paraibano de Envelhecimento da Universidade Federal da Paraíba, envolveu 50 idosos ativos ou aposentados que retornaram ao trabalho. As entrevistas, realizadas com consentimento informado, seguiram a Teoria das Representações Sociais para explorar as percepções dos idosos sobre o trabalho remoto e suas condições de saúde durante o isolamento social. A pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, garantiu a confidencialidade e anonimato dos participantes, com dados arquivados por no mínimo cinco anos. A análise dos dados utilizou o software IRaMuTeQ para processar e classificar as informações textuais, complementada pela estatística descritiva para os dados sociodemográficos. RESULTADOS: baseando-se na Teoria das Representações Sociais, as classes semânticas podem ser nomeadas de acordo com os significados e as percepções que cada grupo de palavras representa em relação ao trabalho para a pessoa idosa. Aqui estão as sugestões de nomes para cada classe categorial: Classe 1: Realização e Produtividade Pessoal, a associação com o termo "trabalho para o idoso" com termos como Realização, Produção e Prazer revela as representações de forma rica e multifacetada do trabalho entre os idosos. Esta classe destaca o aspecto de satisfação pessoal e a importância do trabalho como um meio de atingir metas e sentir-se útil. A Classe 2: Integração Social e Intelectual, com termos como Conhecimento, Socialização e Prazer reflete uma representação social que enfatiza o trabalho como uma fonte de aprendizado contínuo e de interações sociais, além de proporcionar satisfação. A Classe 3: Sustentabilidade e Autonomia foi formada com termos como Lazer, Independência Financeira, Socialização e Sobrevivência, essas associações revelam uma representação social complexa e multifacetada entre os idosos. Esta classe destaca a necessidade de segurança financeira, socialização e a busca por equilíbrio entre trabalho e lazer. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essas categorias refletem como os idosos veem o trabalho em suas vidas, considerando não apenas a dimensão econômica, mas também aspectos de realização pessoal, aprendizado, socialização e bem-estar geral.
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO RANGEL TURA
Presidente - 2166087 - MARIA ADELAIDE SILVA PAREDES MOREIRA