PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANNIELY RODRIGUES SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNIELY RODRIGUES SOARES
DATA: 27/09/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/rin-mysv-soq
TÍTULO: USO DE TELAS DIGITAIS POR CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM MÉTODOS MISTOS
PALAVRAS-CHAVES: Creches; Cuidadores; Desenvolvimento Infantil; Educação em Saúde; Mídias Digitais; Tempo de Tela; Vulnerabilidade Social.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O uso de telas digitais por crianças está ocorrendo cada vez mais cedo e em todos os lugares. Quando utilizadas de modo precoce e exacerbado por crianças em vulnerabilidade social, poderá acentuar os prejuízos de uma realidade que já não é tão favorável ao pleno desenvolvimento infantil. Objetivo: Analisar o uso de telas digitais por crianças em vulnerabilidade social na primeira infância e apreender as percepções de cuidadores quanto as telas para as crianças. Método: Estudo de métodos mistos, com abordagem intervenção/experimental, desenvolvido em Centros Municipais de Educação Infantil de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Participaram do estudo crianças entre dois e cinco anos de idade e seus cuidadores. A pesquisa ocorreu no período de abril de 2023 a junho de 2024 em três fases: Vertente quantitativa, Intervenção educativa e Vertente qualitativa. Foram utilizadas a estatística descritiva e inferencial, para a análise quantitativa e Análise Temática Indutiva, para a qualitativa. Os dados foram interpretados à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e da Teoria Interacional do Uso Problemático da Mídia na Infância. O projeto guarda-chuva aprovado pelo Comitê de Ética, tem parecer nº 5.810.272. Resultados: Os dados quantitativos e qualitativos apresentaram concordâncias e discordâncias entre si. Houve associação significativa entre o tempo de tela inadequado e a alta vulnerabilidade social das crianças, tanto durante a semana quanto no final de semana (p<0,001). O início precoce do uso de telas esteve associado ao tempo de tela digital inadequado e ao uso de tela inadequado. As crianças apresentaram comportamentos reativos com muita frequência quando retirada as telas delas (24,5%), convergindo com as situações de birras, choros e agressão reveladas pelos cuidadores, que também afirmaram que as atribuições domésticas e laborais consistem nas principais motivações parentais para permitirem a exposição das crianças às mídias. Considerações finais: A utilização de telas digitais por crianças em vulnerabilidade social é excessiva e precoce. O uso problemático das telas é uma realidade que exige que o cuidado à saúde da criança seja ampliado para incluir a utilização de tecnologias na primeira infância.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Externo à Instituição - BEATRIZ ROSANA GONÇALVES DE OLIVEIRA TOSO
Externo ao Programa - 1243705 - GABRIELA LISIEUX LIMA GOMES
Interno - 4380117 - KENYA DE LIMA SILVA
Externo à Instituição - NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE BRITO SANTOS