PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ERIELTON GOMES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIELTON GOMES DA SILVA
DATA: 27/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: PPGENF - sala 03
TÍTULO: JOGO EDUCATIVO PARA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS DO PÉ RELACIONADAS AO DIABETES
PALAVRAS-CHAVES: Jogos e Brinquedos. Letramento em Saúde. Diabetes Mellitus Tipo 2.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: INTRODUÇÃO: As doenças do pé relacionadas ao diabetes (DPRD) são complicações graves do Diabetes Mellitus (DM), podendo resultar em úlceras, infecções e amputações. O letramento em saúde (LS) é essencial para sua prevenção, pois favorece o autocuidado e a adesão às recomendações terapêuticas. No entanto, baixos níveis de LS dificultam a compreensão das orientações médicas, aumentando o risco de complicações. Assim, estratégias educativas inovadoras, como jogos educativos, podem facilitar o aprendizado sobre a prevenção das DPRD, tornando a informação mais acessível e promovendo mudanças comportamentais. OBJETIVO: Construir um jogo educativo, físico e de tabuleiro para promoção do letramento em saúde, adaptado ao modelo teórico de Sørensen, sobre prevenção das doenças do pé relacionadas ao diabetes. MÉTODO: Estudo metodológico conduzido em quatro etapas. A primeira consistiu na definição da estrutura conceitual do jogo, fundamentada no modelo teórico de LS de Sørensen, que abrange as dimensões de acesso, compreensão, avaliação e aplicação das informações em saúde. A segunda etapa envolveu a seleção dos conteúdos essenciais sobre prevenção das DPRD, embasada em literatura científica e diretrizes de cuidado ao paciente diabético. A terceira etapa compreendeu o desenvolvimento das regras, mecânica do jogo e sistema de feedback, garantindo interatividade e aplicabilidade ao público-alvo. Na quarta etapa, foi criado o produto matriz, composto por um tabuleiro ilustrado, cartas com perguntas e desafios sobre o tema, além de materiais instrucionais voltados a profissionais de saúde e pacientes. RESULTADOS: O estudo possibilitou a construção do jogo educativo intitulado PéDIALET. A primeira etapa resultou em um artigo de revisão de escopo que identificou lacunas no conhecimento sobre jogos educativos voltados ao letramento em saúde para prevenção das DPRD. A partir dessa base, foram definidos o conceito e a intencionalidade do jogo. Em seguida, foi desenvolvido um manual contendo regras detalhadas e um sistema de feedback para acompanhar a evolução dos jogadores. Também foram elaboradas cartas contendo perguntas e desafios, estabelecendo a relação dos conteúdos abordados com o arcabouço teórico adotado. Por fim, foi produzida a primeira versão do jogo, o produto matriz, que inclui tabuleiro, dado, peças de movimentação e o manual. CONCLUSÃO: O jogo educativo desenvolvido representa uma ferramenta inovadora e acessível para fortalecer o LS e incentivar práticas preventivas contra as DPRD. Sua aplicação pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com DM e servir como recurso didático para profissionais de saúde em ações educativas e preventivas. Ademais, sua implementação em serviços de saúde e comunidades pode ampliar o acesso à informação e fomentar um aprendizado mais dinâmico e eficaz, auxiliando na redução de complicações do DM.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2934188 - MAILSON MARQUES DE SOUSA
Interno - 336720 - MARTA MIRIAM LOPES COSTA
Externo à Instituição - RENAN ALVES SILVA