PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: IOLANDA CARLLI DA SILVA BEZERRA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IOLANDA CARLLI DA SILVA BEZERRA
DATA: 24/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: VIRTUAL - https://meet.google.com/wdh-gwcj-yjp
TÍTULO: PARENTALIDADE E OS ESTÍMULOS AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM MÉTODOS MISTOS
PALAVRAS-CHAVES: Creches; Cuidadores; Desenvolvimento Infantil; Relações Pais-Filho; Parentalidade; Educação em saúde.
PÁGINAS: 57
RESUMO: Introdução: As experiências na primeira infância são cruciais para o desenvolvimento do cérebro, destaca-se a relevância dos ambientes e atores de maior importância para intervenções nesse início da vida, sendo assim, os indivíduos mais presentes e que prestam os cuidados mais imediatos são os pais. Assim, as Intervenções parentais surgem como programas para auxiliar as práticas, atitudes, conhecimentos e habilidades nos cuidados na primeira infância. O exercício de uma parentalidade apoiadora impacta positivamente no bem-estar da criança. Intervenções para parentalidade positiva visando o estímulo do desenvolvimento infantil, tem potencial para melhorar habilidades neuropsicomotoras nas crianças e em outros diversos domínios, os quais são fatores de acordo com evidências científicas que podem sofrer influência dos estilos parentais de cuidado. Objetivo: Analisar as relações parentais entre pais/cuidadores e pré-escolares em vulnerabilidade social e as repercussões de uma intervenção educativa sobre parentalidade positiva para a promoção do desenvolvimento na primeira infância. Método: Estudo de métodos mistos com abordagem do tipo paralelo convergente que foi desenvolvido em Centros Municipais de Educação Infantil de João Pessoa, Paraíba, Brasil. A população foi composta de pré-escolares menores de cinco anos matriculados nas creches e seus cuidadores. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas sendo elas: 1ª Etapa: quantitativa/qualitativa - Recrutamento, seleção dos participantes, Aplicação de instrumento quantitativo, mensuração de medidas antropométricas e realização de entrevistas semiestruturadas com os cuidadores de crianças matriculadas nas creches; 2ª Etapa: Qualitativa - continuação da captação de cuidadores para realização de entrevistas semiestruturadas com os cuidadores de crianças matriculadas nas creches; 3ª Etapa: Intervenção Educativa com pais/cuidadores das crianças; 4ª Etapa: qualitativa Grupo focal com os cuidadores de crianças que participaram da Intervenção Educativa. Os dados serão interpretados à luz da teoria dos Estilos Parentais e da Aprendizagem Significativa. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética sob parecer nº 5.810.272 e Certificado de Apresentação de Apreciação Ética 64637322.1.0000.5188.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Externo à Instituição - DANIELE DE SOUZA VIEIRA
Externo ao Programa - 1243705 - GABRIELA LISIEUX LIMA GOMES
Externo à Instituição - NEUSA COLLET
Interno - 2287475 - SELENE CORDEIRO VASCONCELOS