PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: VALKÊNIA ALVES SILVA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALKÊNIA ALVES SILVA
DATA: 28/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula Juazeiro, 2º andar do HULW
TÍTULO: SEGURANÇA NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM AMBIENTE SIMULADO: INTERVENÇÃO EDUCATIVA COM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Segurança do paciente; Erros de medicação; Educação continuada, Treinamento por simulação.
PÁGINAS: 158
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A simulação clínica é considerada um excelente método de ensino-aprendizagem, pois integra o conhecimento, habilidades e atitudes, o que favorece melhorias na qualidade e segurança da assistência prestada ao paciente. Tal estratégia proporciona espaços educativos que se integram e/ou reproduzem os ambientes de trabalho, possibilitando a reflexão dialógica do cotidiano dos processos e identificando o que necessita ser mudado. Objetivo: Avaliar os efeitos de uma intervenção educativa à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa com técnicos de enfermagem, tendo como tema a segurança na administração de medicamentos por via subcutânea. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa do tipo de metodológico e de intervenção educativa com abordagens quantitativa e qualitativa realizada com 30 técnicos de enfermagem de um Hospital Universitário no município de João Pessoa/PB. Foi operacionalizada em duas etapas: construção e validação de cenário simulado e intervenção educativa. Para coleta de dados foi utilizado um formulário com dados sociodemográficos e de caracterização dos profissionais, além do instrumento intitulado: Avaliação da Segurança do Paciente na Administração de Medicamentos. Os dados quantitativos foram tabulados em softwares Excel, SPSS 30.0 versões trial e R versão 3.4.1, por meio de análise descritiva e Teste de Wilcoxon. Os dados qualitativos foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. A pesquisa atendeu os requisitos éticos e legais de pesquisas que envolvem seres humanos conforme preconiza a Resolução n° 466/12. Resultados: Foi evidenciado que o cenário de simulação clínica desenvolvido e validado apresentou potencial significativo para a capacitação de técnicos de enfermagem, com foco na promoção da segurança na administração de medicamentos por via subcutânea. Portanto pode-se inferir que a estrutura cognitiva dos técnicos de enfermagem foi positivamente modificada, uma vez que, após dois meses da intervenção educativa, observou-se um aumento nos escores de acertos pós-intervenção, onde foi constatado que, dos 27 itens avaliados, 19 apresentaram diferença estatisticamente significativa (p<0,05), com aumento dos escores médios para todos os itens. Os dados qualitativos obtidos durante o debriefing estruturado da atividade simulada, foram organizados em três categorias temáticas: reconhecimento de habilidades desenvolvidas; percepção de condições geradoras de riscos no processo de medicamentos e contribuições da atividade simulada para prática clínica, revelando que a atividade simulada contribuiu significativamente para o desenvolvimento do conhecimento e a qualificação profissional dos participantes, proporcionando uma oportunidade de sensibilização para a temática, mudança de postura, aumento da segurança no desempenho das atividades e sentimento de autorrealização. Conclusão: Conclui-se que uma intervenção educativa pode contribuir de maneira positiva no processo de administração de medicamentos por via subcutânea na perspectiva da segurança do paciente, agregando maior aquisição e retenção de conhecimento, competências e melhoria nas ações para segurança do paciente. Dessa maneira, a simulação clínica utilizada na intervenção permitiu aos participantes vivenciarem a aprendizagem de forma significativa como preconizado pela Teoria da Aprendizagem significativa.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO STELIO DE SOUSA
Presidente - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Externo à Instituição - LECIDAMIA CRISTINA LEITE DAMASCENA
Interno - 2934188 - MAILSON MARQUES DE SOUSA
Interno - 649.572.174-91 - PATRÍCIA JOSEFA FERNANDES BESERRA - UFPB