PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO CESAR SALES BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIO CESAR SALES BEZERRA
DATA: 17/07/2024
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: Sustentabilidade no processamento de mandioca: Avaliação do ciclo de vida e estratégias de mitigação de emissões
PALAVRAS-CHAVES: Mandioca; Avaliação do Ciclo de Vida; Energia; Emissões; Gases de efeito estufa.
RESUMO: A crescente preocupação com a sustentabilidade e a redução dos impactos ambientais tem impulsionado a busca por práticas mais sustentáveis em diversos setores da economia. No setor agroindustrial, entre as culturas de importância econômica, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) se destaca especialmente em países tropicais, onde é amplamente cultivada. Esta cultura apresenta desafios ambientais significativos devido ao uso intensivo de recursos naturais e à geração de resíduos. A aplicação da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) permite uma análise detalhada dos impactos ambientais desde o cultivo até o processamento do produto em farinha e amido, possibilitando a identificação de áreas críticas para intervenções sustentáveis. O presente trabalho objetiva quantificar as emissões de gases do efeito estufa (GEE) associadas à produção de farinha e amido de mandioca por meio da ACV e identificar estratégias eficazes para reduzir esse impacto. Para alcançar esse objetivo geral a pesquisa aprofunda o assunto em três objetivos específicos. O primeiro foi realizar uma revisão bibliométrica para mapear a produção científica sobre a sustentabilidade no processamento de farinha e amido de mandioca, com foco na ACV. Utilizando a base de dados Scopus, foram identificados 137 documentos relevantes, incluindo artigos e revisões publicados até dezembro de 2023, na língua inglesa. A análise revelou que, embora haja um número considerável de publicações sobre tópicos relacionados à mandioca, como produção de energia renovável, propriedades do amido, impactos ambientais, biofilmes e embalagens biodegradáveis, sustentabilidade na produção de amido e alimentação humana e animal, apenas uma pequena fração desses trabalhos aborda especificamente a ACV da produção de farinha e amido de mandioca. Isso indica uma lacuna significativa no conhecimento científico nessa área e destaca a necessidade de uma abordagem mais abrangente para tomar ciência dos impactos ambientais dessa cultura. O segundo objetivo específico está relacionado à realização da ACV do processo produtivo da farinha de mandioca, abrangendo as etapas de cultivo, colheita, processamento e gestão de resíduos. A ACV será conduzida em três fases principais. A primeira fase envolve a coleta de dados, realizada em casas de farinha na região Agreste da Paraíba, abrangendo todas as etapas do processo produtivo, desde o plantio até o processamento da mandioca em farinha e amido. Na segunda fase, a ACV será aplicada utilizando o software SimaPro 8.0 para modelagem e cálculo dos impactos ambientais. Na terceira fase, os resultados serão interpretados, identificando os principais fatores que contribuem para as emissões de GEE e outros impactos ambientais. O terceiro objetivo específico é propor estratégias para a redução de emissões GEE desde o plantio até às unidades de processamento de farinha e amido de mandioca, abordando temas como eficiência energética, tratamento de efluentes e gestão de resíduos.
Presidente - 1991244 - RAPHAEL ABRAHAO
Interno - 2991228 - MONICA CARVALHO