CEAR - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON FERNANDO DE VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDSON FERNANDO DE VASCONCELOS
DATA: 26/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual Google Meet (meet.google.com/fsy-midh-phe)
TÍTULO: Avaliação do potencial para produção de biocombustíveis avançados a partir da pirólise dos cladódios e do extrato vegetal de avelós (Euphorbia Tirucalli) utilizando escamas de peixe como catalisador de baixo custo
PALAVRAS-CHAVES: Euphorbia tirucalli, pirólise catalítica, catalisador alternativo, hidrocarbonetos renováveis, desenvolvimento sustentável.
PÁGINAS: 51
RESUMO: A desfossilização do setor de transportes pode ser favorecida pelo uso em larga escala de biocombustíveis avançados produzidos a partir de biomassas que não competem por terras aráveis nem com a produção de alimentos. Nesse contexto, o avelós (Euphorbia tirucalli) destaca-se como uma planta resistente à seca, adaptada a regiões semiáridas, permitindo seu cultivo em terras marginais sem competir com culturas alimentares. Apresenta elevada produtividade de biomassa, o que torna sua aplicação na produção de biocombustíveis uma oportunidade promissora para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico em regiões semiáridas do Nordeste brasileiro. A inovação desta pesquisa reside no fato de ser a primeira a investigar o potencial de produção de biocombustíveis avançados por meio da pirólise dos cladódios e do extrato vegetal do avelós, empregando um catalisador de baixo custo obtido a partir de escamas de peixe. Na primeira etapa, foi realizada a caracterização físico-química dos cladódios, que se mostraram uma biomassa promissora em função de sua elevada densidade bioenergética (7,1 GJ/m3), elevado poder calorífico superior (19,1 MJ/kg) e relevante potencial de retenção de CO2. Os resultados preliminares indicam ainda uma alta razão material volátil/carbono fixo (9,4) e baixo teor de cinzas (9,8%), características favoráveis à produção de bio-óleo via pirólise rápida. As próximas etapas da pesquisa incluem: (i) a avaliação das propriedades físico-químicas e dos indicadores bioenergéticos do extrato vegetal; (ii) a preparação e caracterização de um catalisador de baixo custo a partir de escamas de tilápia; e (iii) a realização de pirólise analítica dos cladódios e do extrato, na ausência e na presença do catalisador, de forma a determinar o desempenho catalítico do referido material em termos de desoxigenação, seletividade para hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, e perfil de distribuição de hidrocarbonetos nas faixas correspondentes aos combustíveis comumente utilizados no setor de transportes. O conjunto das etapas da pesquisa permitirá avaliar o potencial dos cladódios e do extrato vegetal do avelós como fontes alternativas de carbono renovável para a produção de biocombustíveis líquidos avançados por meio de pirólise catalítica, contribuindo também para além do ambiente laboratorial, fomentando esforços voltados à promoção da bioeconomia regional e dos princípios da química verde. Dessa forma, o escopo desta pesquisa está alinhado a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo: energia limpa e acessível (ODS 7), ao contribuir para a expansão do uso de fontes renováveis; trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), ao potencialmente fomentar novas cadeias produtivas e gerar oportunidades em regiões semiáridas; e ação contra a mudança global do clima (ODS 13), ao possibilitar a redução das emissões de gases de efeito estufa por meio da busca por alternativas renováveis aos combustíveis fósseis.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 090.155.394-80 - JOSE LUIZ FRANCISCO ALVES - NENHUMA
Interno - 1983190 - SILVIA LAYARA FLORIANI ANDERSEN
Externo à Instituição - GISLANE PINHO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JEAN CONSTANTINO GOMES DA SILVA
Externo à Instituição - MICHELE DI DOMENICO