PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: ANDREZZA PEREIRA DE MATOS

DISCENTE: ANDREZZA PEREIRA DE MATOS
DATA: 31/07/2024
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: DESEMPENHO DE NANOMATERIAIS NA DEGRADAÇÃO FOTOCATALÍTICA DA RODAMINA B SOB RADIAÇÃO SOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Energia Solar, Fotocatálise, Nanomateriais, Rodamina B, Heterojunções, Ferritas.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Tecnologia e Inovação
RESUMO: Esta dissertação investiga o desempenho de nanomateriais na degradação fotocatalítica da Rodamina B sob radiação solar, com foco em ferritas e suas heterojunções com óxidos metálicos. A Rodamina B, um corante resistente à degradação biológica, representa um significativo desafio ambiental. Inicialmente, foram testadas ferritas de cálcio, que apresentaram baixa eficiência. Utilizando o software Minitab, identificou-se que a Rodamina B degrada eficientemente em pH 5. Subsequentemente, foram avaliados nanomateriais como óxidos de zinco, cálcio, cobre e bismuto, destacando-se o óxido de zinco pela maior eficiência. Em seguida, ferritas de bário e zinco-bário foram combinadas com óxido de zinco em diferentes proporções para otimizar a eficiência fotocatalítica. A proporção de 30% de ferrita de zinco-bário e 70% de óxido de zinco alcançou a maior eficiência. A Análise de Variância (ANOVA) e o teste de Tukey validaram os resultados, indicando diferenças significativas entre as proporções testadas, embora sem diferenças específicas estatisticamente relevantes. Este estudo conclui que a heterojunção de óxido de zinco com ferrita de zinco-bário é eficaz na degradação da Rodamina B, destacando-se pelo equilíbrio entre as propriedades eletrônicas e magnéticas dos materiais. As descobertas contribuem para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e eficientes na remediação de poluentes orgânicos em ambientes aquáticos.
Presidente - 1979055 - POLLYANA CAETANO RIBEIRO FERNANDES
Interno - 007.382.484-44 - JOELDA DANTAS - UFPB