CEAR - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: JEAN FILIPE SANTANA DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEAN FILIPE SANTANA DE MELO
DATA: 25/02/2026
HORA: 16:00
LOCAL: meet.google.com/sxx-grad-rse
TÍTULO: INVESTIGAÇÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DE ASPECTOS DE CONTROLE NA RESPOSTA TRANSITÓRIA DE GERAÇÕES GRID-FOLLOWING E GRID-FORMING FRENTE A CENÁRIOS DE CURTOS-CIRCUITOS PRÓXIMOS
PALAVRAS-CHAVES: Curtos-circuitos, Grid-Following, Grid-Forming, Inverter-Based Resources, linhas de transmissão, sistemas elétricos de potência.
PÁGINAS: 50
RESUMO: Apresentam-se, neste trabalho, estudos sobre a influência dos controles empregados em Inverter-Based Resources (IBRs) no que se refere à resposta dessas gerações frente a curtos-circuitos nas linhas de transmissão de interconexão com o sistema interligado. Para tanto, controles Grid-Following (GFL) e Grid-Forming (GFM) são implementados e simulados para avaliar as respostas de IBRs básicas, destacando as particularidades dessas respostas e esclarecendo a capacidade de mitigação dos desafios da proteção quando do uso de cada um dos tipos de IBR avaliados. Dentre os pontos mais críticos analisados, destacam-se questões relacionadas à instabilidade dos Phase-Locked Loops (PLLs), em comparação com o desempenho dos controles de frequência por inclinação do tipo droop, bem como questões associadas a configurações típicas dos equipamentos na interligação da IBR, que podem ditar as características das respostas a faltas das IBRs; questões de controle, sejam de unidades GFL ou mesmo GFM; e, ainda, questões sobre a influência de estratégias de limitação de corrente, especificamente nas IBRs GFM. Dos resultados obtidos, fica evidente que o uso de tecnologias GFM pode não comprometer o desempenho da proteção em diferentes aspectos. Contudo, ainda se faz necessário o emprego de controles adequados e o dimensionamento apropriado dos conversores para aproximar sua resposta à de geradores síncronos convencionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 2164703 - CAMILA SEIBEL GEHRKE
Interno(a) - 1118165 - FELIPE VIGOLVINO LOPES
Interno(a) - 1366580 - ITALO ROGER FERREIRA MORENO PINHEIRO DA SILVA
Externo(a) à Instituição - FLÁVIO BEZERRA COSTA
Externo(a) à Instituição - GUSTAVO PESSOA DE PONTES