CCS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: CYNTHIA GUEDES SANTIAGO MELQUIADES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CYNTHIA GUEDES SANTIAGO MELQUIADES
DATA: 05/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: PPGSF/UFPB
TÍTULO: Interprofissionalidade na graduação em saúde: análise de projetos pedagógicos e estratégias formativas com preceptores da Atenção Primária à Saúde
PALAVRAS-CHAVES: Educação Interprofissional; Formação Profissional em Saúde; Aprendizagem Colaborativa.
PÁGINAS: 38
RESUMO: A Educação Interprofissional está entreposta nas políticas de educação na saúde, considerando que dois ou mais profissionais aprendem com o outro, entre si e sobre o outro. O estudo objetiva realizar análise de projetos pedagógicos de cursos e graduação em saúde e desenvolver oficinas sobre a educação interprofissional com preceptores de estágios na Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa-ação, com análise documental sobre a formação interprofissional nos cursos de graduação em saúde da Universidade Federal da Paraíba e abordagem qualitativa no desenvolvimento de oficinas . O estudo está alinhado em três etapas que compõem a pesquisa ação. Na etapa I, planejamento, será realizado estudo do tipo análise documental dos Projetos Pedagógicos de onze cursos de graduação de saúde, sobre a interprofissionalidade, observando os seguintes itens: o perfil das profissões estudadas; objetivo formativo dos cursos; competências e habilidades que dialoguem com as competências interprofissionais da matriz canadense. Nesta mesma etapa um grupo focal será desenvolvido para buscar compreender percepções e atitudes sobre a Educação Interprofissional, com profissionais de saúde que atuam como preceptores em estágios interprofissionais. A etapa II, de intervenção, serão desenvolvidas oficinas pedagógicas interprofissionais, para sensibilizar os profissionais de saúde que atuam como preceptores sobre interprofissionalidade na APS. A etapa III, será de avaliação da intervenção a partir de um grupo focal. Para a análise dos dados da etapa I a partir do corpus, será utilizado o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, IRaMuTeQ®, por meio da Classificação Hierárquica Descendente, para contribuir com a análise do conteúdo. A etapa I e III dos grupos focais, será usado a análise conteúdo temática de Bardin, partindo do olhar do referencial teórico da educação interprofissional. A análise da etapa II será a partir de produtos gerados nas oficinas. O projeto desta pesquisa será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Espera-se com esta pesquisa fortalecer a educação interprofissional nas Instituições de Ensino Superior para formar futuros profissionais de saúde para o SUS.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE
Externo(a) à Instituição - JACQUES ANTONIO CAVALCANTE MACIEL
Externo(a) ao Programa - 1890568 - LUCIANA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA
Externo(a) ao Programa - 1655763 - MARIA DE LOURDES DE FARIAS PONTES
Externo(a) ao Programa - 1315038 - SIMONE BEZERRA ALVES