CCS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANKLY EUDES SOUSA MARTINS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANKLY EUDES SOUSA MARTINS
DATA: 28/05/2025
HORA: 08:30
LOCAL: https://meet.google.com/kxs-pphp-djt
TÍTULO: (Trans)formações na residência multiprofissional em saúde da família e comunidade em uma
capital do Nordeste
PALAVRAS-CHAVES: residência não médica não odontológica; ensino; educação permanente; atenção primária à saúde
PÁGINAS: 85
RESUMO: Em consonância com as estratégias e instrumentos que avaliam e fortalecem a Atenção Primária à Saúde no Brasil, são implementadas políticas e programas de formação na saúde e de fomento à educação permanente em saúde. A residência multiprofissional em saúde se destaca nesse cenário como uma ferramenta de formação no serviço capaz de romper paradigmas, integrar diferentes profissões e promover transformações nos diversos cenários da saúde. O estudo objetiva compreender e fortalecer as atividades pedagógicas da residência multiprofissional em saúde da família e comunidade em uma capital do nordeste à luz dos princípios da educação permanente em saúde e dos atributos da atenção primária à saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, explicativo, realizado por meio da pesquisa-ação associado ao itinerário de pesquisa freiriano, que possui como cenário os espaços nos quais ocorrem as atividades pedagógicas da residência multiprofissional em saúde da família e comunidade da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa/Paraíba. Para isso, os participantes serão selecionados de maneira intencional, com critérios definidos, incluindo 53 participantes, sendo 20 residentes, 22 preceptores, 2 gestores e 09 tutores envolvidos com o programa. Iniciando as etapas da pesquisa-ação, na fase exploratória será realizada pesquisa documental a partir de uma matriz descritiva e a técnica de observação não participante construindo um diário de campo, investigando a atividades pedagógicas da residência e analisando como se articulam com os fundamentos da educação permanente em saúde e os atributos da atenção primária. Na fase de planejamento da pesquisa-ação será realizado um momento de formação e esclarecimentos com os informantes-chave dos atores da residência. Nas fases de coleta de dados, de construção do plano de ação, de implementação e monitoramento das ações, e de avaliação dos resultados do plano, serão realizadas oficinas sobre as atividades pedagógicas da residência utilizando a metodologia de círculo de cultura e considerando o referencial teórico-conceitual da educação permanente em saúde e dos atributos da atenção primária. As oficinas serão gravadas em áudio e também registradas no diário de campo dos pesquisadores que estarão. Finalizada a pesquisa, será realizado um encontro com todos os atores envolvidos com a residência para divulgação e discussão coletiva dos resultados da pesquisa-ação. Os dados provenientes da pesquisa documental, os registros no diário de campo e a transcrições das oficinas serão submetidos a análise de dados na modalidade temática, e, ao final, discutidos e contextualizados a partir da triangulação de dados e correlação com a literatura pertinente.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CARINE ARRUDA ROLIM
Interno - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE
Interno - 2261525 - LUANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Externo à Instituição - MARIA SOCORRO DE ARAUJO DIAS
Presidente - 1647161 - TALITHA RODRIGUES RIBEIRO FERNANDES PESSOA