CCS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ISABEL FERREIRA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ISABEL FERREIRA
DATA: 24/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala do PPGSF/UFPB
TÍTULO: Puericultura Interprofissional para Crianças com Transtorno do Espectro do Espectro Autista na
Atenção Primária à Saúde: Uma Pesquisa-ação
PALAVRAS-CHAVES: Crescimento e Desenvolvimento; Saúde da Criança; Equipe Multiprofissional; Puericultura; Transtorno do Espectro Autista.
PÁGINAS: 35
RESUMO: Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e a socialização de maneira persistente,
associado a comportamentos e interesses repetitivos. É uma condição com início precoce e cujas dificuldades tendem a comprometer o desenvolvimento do indivíduo ao longo de sua vida, com sinais e sintomas variáveis na intensidade e forma de expressão. Portanto, é necessária uma atenção inclusiva e equitativa, devendo ser realizada por equipe interprofissional, visto que, quanto mais cedo for identificado o transtorno, maiores serão as possibilidades de uma intervenção adequada e efetiva no atendimento. Objetivo Geral: Analisar a implementação de um protocolo para consulta de puericultura interprofissional para crianças com TEA na Atenção Primária à Saúde. Método: Estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, que será desenvolvido nas cinco Unidades de Saúde da Família do Distrito I do município de Guarabira-PB, com profissionais da Atenção Primária à Saúde, Equipes de Saúde da Família, Multiprofissional e Centro Especializado de Referência. A pesquisa será desenvolvida a partir de oficinas com os profissionais, seguindo os passos da pesquisa-ação: a) Fase exploratória, b) Diagnóstico da situação, c) Oficinas e qualificação dos profissionais. d) implementação do protocolo para consulta de puericultura interprofissional para crianças com TEA; e) avaliação do protocolo a partir das percepções dos profissionais de saúde, por meio de Grupo Focal. Os dados serão analisados utilizando a análise temática indutiva. Resultados esperados: Com a elaboração e implementação do protocolo para consulta de puericultura interprofissional para crianças com TEA, espera-se contribuir com a integralidade do cuidado à saúde de crianças atípicas e auxiliar os profissionais de saúde frente às demandas específicas do cuidado a esse público.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Interno - 311314 - ANA MARIA GONDIM VALENCA
Externo à Instituição - ANNIELY RODRIGUES SOARES