CCS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA CABRAL ALBUQUERQUE DE AGUIAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA CABRAL ALBUQUERQUE DE AGUIAR
DATA: 21/08/2025
HORA: 10:30
LOCAL: Sala da Pós-graduação do NESC/CCS/UFPB
TÍTULO: PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE PRECEPTORES SOBRE A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DE PRECEPTORES DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Permanente, Preceptoria, Residência Multiprofissional.
PÁGINAS: 25
RESUMO: A Educação Permanente em Saúde, instituída pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) em 2004, representa uma estratégia que visa a qualificação e transformação das práticas do cuidado em saúde, gestão e da integração entre ensino e serviço para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde. Nesse contexto os programas de Residência Multiprofissional em saúde assumem um papel fundamental na formação de profissionais comprometidos com os princípios do SUS. O preceptor é o profissional que participa do processo de formação em saúde por articular a prática com o conhecimento científico, transformando a vivência do campo profissional em experiências de aprendizagem. O presente estudo visa analisar qual a percepção dos preceptores de residências em saúde coletiva sobre a formação em serviço. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa que terá como cenário de prática uma Regional de Saúde do Estado de Pernambuco que recebe residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva. A população do estudo constará dos Preceptores que atuam no programa, para a coleta de dados utilizaremos a técnica de grupo focal, objetivando colher dados a partir da interação e discussão entre os participantes e orientados por um roteiro semiestruturado com tópicos-guia específicos e diretivos para a temática. As discussões nos grupos focais serão gravadas, transcritas e reunidas por categorias, sendo depois utilizada a técnica de análise temática de conteúdo de acordo com os pressupostos de Minayo (2008). A análise dos dados coletados será fundamentada na técnica de análise de conteúdo, recomendada por Bardin (2011), permitindo a identificação de categorias empíricas que expressem as transformações e os sentidos atribuídos à educação permanente pelos profissionais envolvidos. Espera-se que o referido estudo ressalte as provocações da oferta de capacitação para os preceptores que atuam de forma direta na formação, bem como das percepções, desafios, potencialidades e impactos do processo ensino-aprendizagem na formação em serviço.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EMMANUELLY CORREIA DE LEMOS
Interno - 1117904 - JOSE DA PAZ OLIVEIRA ALVARENGA
Presidente - 1030015 - LENILMA BENTO DE ARAUJO MENESES