CCS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA PATRÍCIA FREIRE DE MENEZES
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA PATRÍCIA FREIRE DE MENEZES
DATA: 22/08/2025
HORA: 10:30
LOCAL: Sala de aula do PPGSF/UFPB
TÍTULO: PROCESSO DE TRABALHO DAS EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (eMultis): ARRANJOS NOVOS E DESAFIOS ANTIGOS?
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária à Saúde; Equipes Multiprofissional; Processo de Trabalho em Saúde
PÁGINAS: 40
RESUMO: No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Primária à Saúde (APS) é estruturada para promover cuidado integral, contínuo e resolutivo (BRASIL, 2017). A criação
dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) em 2008 buscou fortalecer esse nível de
atenção por meio do trabalho multiprofissional (BRASIL, 2008). Com mudanças no
financiamento em 2019, muitas dessas equipes foram descredenciadas. Contudo, em 2023 a
Portaria GM/MS no 635 instituiu as Equipes Multiprofissionais de Atenção Primária à Saúde
(eMultis), ampliou sua composição e formas de atuação. Apesar dos avanços, ainda há desafios na organização do processo de trabalho dessas equipes, que deve ser interdisciplinar, centrado no usuário e orientado por uma lógica coletiva e integrada, como propõe a teoria do processo de trabalho em saúde de Mendes-Gonçalves. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar o processo de trabalho das Equipes Multiprofissionais de Atenção Primária à Saúde (eMultis) em atuação em um município na Região Nordeste/Brasil. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. A coleta de dados será realizada de forma individual e coletiva. A primeira se dará por meio de entrevistas semiestruturadas com 20 profissionais das Equipes Multiprofissionais de Atenção Primária à Saúde (eMultis) e a segunda por meio da observação participante, a ser realizada nas reuniões técnicas das três equipes a serem estudadas. A análise dos dados será feita pela técnica de análise de conteúdo, segundo Bardin (2016). Espera-se que os resultados contribuam para: conhecer o perfil sociodemográfico, de formação profissional e de trabalho e renda dos(as) trabalhadores(as) que compõem as eMultis; identificar fatores que interferem no cotidiano do processo de trabalho dessas equipes e compreender os desafios e as potencialidades vivenciados no cotidiano do processo de trabalho das eMultis. Como produto técnico, será construído relatório técnico conclusivo com os resultados do estudo e a aplicação do conhecimento produzido.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 441.958.504-87 - ARDIGLEUSA ALVES COELHO - UEPB
Presidente - 1117904 - JOSE DA PAZ OLIVEIRA ALVARENGA
Externo à Instituição - SAEMMY GRASIELY ESTRELA DE ALBUQUERQUE