CCS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA RAMOS DOS SANTOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA RAMOS DOS SANTOS
DATA: 30/07/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Sala do PPGSF/UFPB
TÍTULO: Título: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE A VACINA DO PAPILOMAVÍRUS HUMANO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia educacional. Educação em saúde. Vacina contra o Papilomavírus Humano. Histórias em Quadrinhos. Estudos de Validação.
PÁGINAS: 47
RESUMO: A imunização de doenças imunopreveníveis é considerada uma das mais relevantes e consolidadas intervenções em saúde pública no Brasil. Representa a principal estratégia de promoção, proteção e prevenção da saúde que se realiza na Atenção Primária em Saúde (APS). Porém, a ocorrência da baixa cobertura vacinal vem desafiando o Programa Nacional de Imunização (PNI). Vários municípios brasileiros apresentaram queda na cobertura vacinal com incompletude do esquema de doses, ficando abaixo de 50% na dose subsequente. A Paraíba apresenta baixa cobertura vacinal entre adolescentes, especificamente para a vacina contra o papilomavírus humano (HPV). De janeiro e agosto de 2024, a cobertura desta vacina foi de apenas 68,79% entre meninas e de 50,03% entre meninos, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%, evidenciando a necessidade de estimular a adesão ao esquema completo de vacinação em adolescentes. O problema da baixa cobertura vacinal entre adolescentes pode ser enfrentado com estratégias que considerem as necessidades de cada território e público-alvo, bem como considerem a participação ativa, a valorização de vivências individuais e de percepção do adolescente, sendo fatores importantes para a aquisição de conhecimentos e motivação na adoção de determinadas práticas. Assim, os profissionais de saúde precisam desenvolver novas habilidades a fim de construir tecnologias inovadoras e incentivar a postura ativa dos adolescentes no processo de aprendizagem. Neste contexto, o objetivo do presente estudo será realizar escuta ativa de adolescentes de uma escola do município Pocinhos, Paraíba, construir e validar uma tecnologia educativa sobre a vacina contra o HPV, no formato história em quadrinhos (HQ). Trata-se de um estudo metodológico envolvendo construção e validação de tecnologia educativa. Será realizada oficina para escuta ativa de adolescentes abordando o tema vacina contra o HPV, seus conhecimentos e dúvidas. Os adolescentes realizarão vídeos com sugestões para melhorar a adesão à referida vacina, também darão sugestões de personagens e enredo que serão utilizados na elaboração da HQ, que será validada por juízes especialistas e juízes público-alvo. Será verificado o grau de consistência interna pelo coeficiente Alfa de Cronbach, sendo considerado válido o valor ≥ 0,70 e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), sendo considerado como concordância aceitável entre os juízes um IVC ≥ 0,78 e IVC < 0,78, será considerado como parâmetro indicativo da necessidade de revisão do item e/ou do aspecto analisado pelos juízes. Os dados serão analisados utilizando o programa IBM® SPSS Statistics.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ILANA MIRIAN ALMEIDA FELIPE DA SILVA
Interno - 1030015 - LENILMA BENTO DE ARAUJO MENESES
Presidente - 1009011 - MARIA SUELI MARQUES SOARES