CT - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (CT - PPGEQ)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: CAMILLA EDUARDA DIAS MARINHO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILLA EDUARDA DIAS MARINHO
DATA: 30/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do PPGEQ
TÍTULO: APLICAÇÃO DE BIORREATORES ANAERÓBIOS DE MEMBRANAS NO TRATAMENTO BIOLÓGICO DA ÁGUA PRODUZIDA DO PETRÓLEO PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS
PALAVRAS-CHAVES: água produzida, AnMBR, biogás, matéria orgânica, remoção de contaminantes, tratamento de águas residuais.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO: A água produzida, um subproduto significativo da extração de petróleo, representa um grande desafio ambiental devido à sua composição complexa e alto potencial poluente. Este estudo investigou a aplicação de biorreatores anaeróbicos de membrana (AnMBRs) no tratamento deste efluente, avaliando sua eficiência na remoção de contaminantes orgânicos e na produção de biogás. Os AnMBRs combinam digestão anaeróbica com filtração por membrana, destacando-se pelo baixo consumo de energia, redução na produção de lodo e potencial para recuperação de recursos. Fatores como pH (mantido entre 6,4 e 7,0), temperatura (32-35 ºC) e carga orgânica foram monitorados para otimizar o desempenho microbiano e a produção de biogás. O experimento foi dividido em quatro fases, iniciando com 100% de esgoto doméstico, seguido por 20% de água produzida misturada com 80% de esgoto doméstico, depois uma mistura de 50% de cada, e concluindo com 100% de água produzida, permitindo a adaptação gradual da microbiota do AnMBR. Os resultados demonstraram alta eficiência do sistema, com remoção de matéria orgânica superior a 81% para DQO e DBO, e superior a 94% para SST. A produção de biogás variou entre 0,25 e 0,35 m³ CH₄/kg DQO, com uma variação na composição de metano de 35% a 74%. Além de atender aos padrões, o processo se mostrou promissor para mitigar impactos ambientais na indústria petrolífera e em outros setores industriais, reforçando sua contribuição para a gestão sustentável dos recursos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2412735 - ANA FLAVIA SANTOS COELHO
Interno - 2453534 - FABIOLA DIAS DA SILVA CURBELO
Presidente - 1683197 - RENNIO FELIX DE SENA
Interno - 1742365 - SHARLINE FLORENTINO DE MELO SANTOS