PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (CCSA-PPGCC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ALAN SANTOS DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALAN SANTOS DE OLIVEIRA
DATA: 16/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma digital por videoconferência
TÍTULO: RELAÇÕES ENTRE FATORES CONTINGENCIAIS, CONFIANÇA ENTRE PARCEIROS DE NEGÓCIOS E A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA AOS INDICADORES DE DESEMPENHO
PALAVRAS-CHAVES: Indicadores de desempenho; Fatores contingencias; Relacionamentos interorganizacionais; Confiança entre parceiros de negócios.
PÁGINAS: 248
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Considerando o ambiente competitivo em que as organizações estão inseridas, a mensuração de desempenho e o fortalecimento dos relacionamentos interorganizacionais tornam-se cada vez mais importantes no meio empresarial. Destarte, o objetivo geral da pesquisa foi analisar a relação entre os fatores contingenciais, confiança entre parceiros de negócios e a importância atribuída aos indicadores de desempenho. Para tanto, foi utilizado uma técnica de levantamento de campo (survey), por meio de questionário padronizado e estruturado, com uma abordagem exploratória e quantitativa, em 90 indústrias listadas na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do setor de confecção de artigos de vestuário e acessórios. Para operacionalização do questionário do estudo, foram utilizadas variáveis segregadas em seis partes: a primeira é destinada à demografia; a segunda caracteriza o perfil das empresas; a terceira descreve as informações sobre os aspectos de confiança; a quarta destina-se às informações sobre as relações entre a empresa e seus parceiros de negócios; a quinta apresenta os indicadores de desempenho e, por fim, a sexta evidencia os fatores contingenciais. Quanto à análise dos dados, utilizou-se estatísticas descritivas, com base em frequências, e estatísticas inferenciais, por meio do coeficiente de correlação de Spearman e do teste U de Mann-Whitney. Os resultados principais evidenciaram associações diretas entre o nível de importância atribuído aos indicadores de desempenho, particularmente aos não financeiros, e os fatores contingenciais externos e internos, além dos aspectos das relações entre parceiros de negócios, incluindo a natureza das transações e atividades, a intermediação das vendas e a terceirização da produção. Adicionalmente, evidenciou-se associações específicas entre dimensões da confiança e os elementos das relações entre parceiros de negócios. Além disso, na maioria dos casos, verificou-se relações diretas entre os aspectos da confiança e os fatores contingenciais, especialmente os internos. Conclui-se que a importância atribuída aos indicadores de desempenho está associada aos fatores contingenciais, assim como aos aspectos de confiança presentes nas relações interorganizacionais. Os resultados tem implicações práticas, permitindo que gestores e empresários fundamentem o processo de controle e aprimorem a tomada de decisões gerenciais com base em indicadores de desempenho financeiros e não financeiros. Apresenta também implicações acadêmicas, ao fortalecer a literatura que investiga fatores relacionais que influenciam a mensuração de desempenho, baseando-se no ambiente organizacional externo e interno e nas relações de confiança entre parceiros de negócios.
MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ALESSANDRA CARLA CEOLIN
Presidente(a) - 461.469.894-87 - ANTONIO ANDRE CUNHA CALLADO - UFRPE
Externo(a) à Instituição - ANTONIO ZANIN
Externo(a) ao Programa - 2225575 - MARIA SILENE ALEXANDRE LEITE
Interno(a) - 1353967 - RENATA PAES DE BARROS CAMARA