PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (CCSA-PPGCC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: WELLINGTON LAURENTINO BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELLINGTON LAURENTINO BEZERRA
DATA: 07/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Digital
TÍTULO: REDES DE SUPERMERCADOS DA PARAÍBA: ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS MÚTUOS E INDICADORES DE DESEMPENHO NAS RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Relações Interorganizacionais; Mensuração de Desempenho; Redes de Supermercados.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Este estudo aborda as parcerias de negócios entre fornecedores e supermercados, tendo como objetivo analisar as relações interorganizacionais das redes supermercadistas localizadas no estado da Paraíba. O problema de pesquisa que orienta a investigação busca responder como as relações envolvendo os benefícios mútuos impactam as características de cooperação, interdependência, confiança e estabilidade das redes de supermercados. A metodologia empregada foi uma abordagem quantitativa, que faz uso da estratégia de levantamento, também denominada de Survey. Os dados coletados por meio de questionários estruturados e aplicados de forma presencial. Obtendo um retorno de 27 respondentes nas cidades de Sapé, Guarabira, Solânea, Araçagi, Tacima, Galante, Mari, Pirpirituba, Santa Luzia e João Pessoa. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e correlação de Spearman, permitindo identificar associações entre as variáveis estudadas. Os resultados mostram que os gerentes das empresas de supermercados em redes na Paraíba são homens, entre 31 e 40 anos, possuindo ensino superior e com até 10 anos de experiência profissional. As empresas, por sua vez, são de porte médio, focam no mercado regional e têm menos de 10 anos de atuação. Ademais, foi possível traçar quais os indicadores de desempenho utilizados nas redes de supermercado. Na análise das correlações constatou-se que os benefícios mútuos entre cooperação e interdependência destacando o compartilhamento de recursos e tarefas como um diferencial competitivo, associação do crescimento de vendas dos fornecedores com velocidade e a diversificação das resoluções de problemas, e que a redução dos custos e compartilhamento de infraestrutura estão correlacionadas com a interdependência de tarefas. Na segunda correlação, confiança e estabilidade se destacam com os benefícios mútuos. O crescimento de vendas dos fornecedores está ligado a habilidades técnicas, credibilidade e contratos duradouros. A redução de custos associa-se à confiabilidade, reputação, honestidade e comunicação. A partir dos resultados apresentados, conclui-se que as parcerias interorganizacionais são essenciais para a eficiência das redes de supermercados, influenciando diretamente a competitividade. Além de adotar métricas de desempenho alinhadas e práticas colaborativas pode maximizar os benefícios mútuos e promover o desenvolvimento sustentável do setor na Paraíba.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO
Externo à Instituição - ALESSANDRA CARLA CEOLIN
Interno - 3155358 - VIVIANE DA COSTA FREITAG