CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (CPRI)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: JOANDA KEROLY ESTEVAO DE FREITAS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANDA KEROLY ESTEVAO DE FREITAS
DATA: 26/02/2026
HORA: 09:30
LOCAL: Sala 506 CCHLA
TÍTULO: O BATOM E AS URNAS: A SUB-REPRESENTAÇÃO FEMININA NAS CÂMARAS MUNICIPAIS DA PARAÍBA NAS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS DE 2024.
PALAVRAS-CHAVES: Eleições proporcionais; câmaras municipais; partidos políticos; cotas de gênero; sub-representação política feminina.
PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
SUBÁREA: Estado e Governo
ESPECIALIDADE: Instituições Governamentais Específicas
RESUMO: Qual é a chance de uma mulher ser eleita para a câmara municipal nas cidades da Paraíba? Esta dissertação infere, sob uma perspectiva feminista crítica à democracia representativa, em que medida os fatores institucionais e sociais limitam a representação política feminina nas 223 câmaras municipais paraibanas nas eleições proporcionais de 2024. A pesquisa preenche uma lacuna de estudos quantitativos sobre representação feminina. Inicialmente, realizou-se a análise exploratória de 8.852 candidaturas aptas (3.064 femininas e 5.788 masculinas), seguida de regressão aplicada exclusivamente às candidaturas femininas, com dados extraídos do TSE, IBGE e Atlas Brasil. A construção dos indicadores de desigualdade (Índice de Gini) e todas as análises foram realizadas no software R (RStudio). A modelagem estatística consistiu na aplicação de regressão logit a dados transversais, estimando os coeficientes pelo método da Máxima Verossimilhança. Adotou-se o sucesso eleitoral (1 = eleita; 0 = não eleita), enquanto variável dependente, operacionalizada como proxy da representação política feminina. As variáveis independentes incluíram partido político PSB, marcadores sociais das candidatas, Gini recursos e Gini gasto por voto. A significância estatística dos coeficientes, qualidade de ajuste e o desempenho dos modelos foram avaliados pelos testes de Wald, HosmerLemeshow, curva ROC (AUC) e DeLong. Os resultados empíricos confirmaram falha na democracia representativa paraibana, dado que, mulheres brancas, casadas, com superior completo, cisgêneras e orientação sexual não declarada, apresentaram maiores chances de sucesso eleitoral (feminilidade normativa/ batom). O aumento da AUC revelou que fatores institucionais e sociais mensurados, fortaleceram o poder explicativo do modelo, revelando barreiras estruturais à representação feminina. O estudo contribui para Ciência Política ao inferir conclusões baseadas nas evidências de que a chance média de uma candidata ser eleita para a câmara municipal nas cidades da Paraíba é de aproximadamente 15%, com uma eleita a cada sete, evidenciando o baixo sucesso eleitoral feminino em 2024.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1483396 - ITALO FITTIPALDI
Externo(a) à Instituição - SAULO FELIPE COSTA
Interno(a) - 1990487 - XAMAN KORAI PINHEIRO MINILLO