PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANNE KETHLEEN DO NASCIMENTO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYANNE KETHLEEN DO NASCIMENTO SILVA
DATA: 29/07/2024
LOCAL: Sala 23 - PPGFis
TÍTULO: Efeito da Fotobiomodulação na Dor Miofascial do Trapézio: um ensaio controlado aleatorizado
PALAVRAS-CHAVES: Dor crônica, Pontos-gatilho, Terapia a Laser de Baixa Intensidade.
RESUMO: Introdução: A síndrome da dor miofascial (SDM), é uma condição dolorosa caracterizada pela presença de pontos gatilhos que causam dor intensa e profunda nos músculos da fáscia. Mais de 55% das dores no pescoço estão relacionadas a essa síndrome dolorosa. Além do incomodo álgico, os PG também acarretam aos seus portadores um baixo desempenho físico, má qualidade do sono e uma baixa qualidade de vida. Atualmente existem vários tratamentos para os PG cervicais, entre eles, a terapia a laser de baixa intensidade aparece como um recurso promissor para o tratamento, porém, a dose com maior potencial terapêutico para essa patologia ainda não está clara, diante das descrições de parâmetros incompletas, densidade de energia em uma janela de 6J/cm² até 8J/cm² e ausência de recomendações documentadas para o tratamento do ponto gatilho cervical pela Associação Mundial de Terapia de Fotobiomodulação. A terapia a laser de baixa intensidade não possui características térmicas, mas seus efeitos podem induzir alterações de temperatura tecidual devido à redução da inflamação e o incremento do fluxo sanguíneo, o que pode ser aferido por meio da temperatura cutânea, mas esses efeitos temperatura cutânea ainda não são elucidados. Objetivo: O objetivo do estudo consiste em verificar o efeito da dosagem de 16J do LLLT de 808nm no quadro álgico de portadores de PG cervicais. Métodos: O estudo será um ensaio clínico aleatorizado e controlado duplo cego, realizado no Laboratório da Liga de Estudos em Fisioterapia Dermatofuncional do curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba, com 52 voluntários sendo homens ou mulheres com idade igual ou acima de 18 anos e que possuam dor crônica (duração maior que 3 meses) e diagnóstico de PG no músculo trapézio superior e resultados negativos nos testes de compressão e descompressão de Apley. Estes serão alocados aleatoriamente em dois grupos com 26 sujeitos, Grupo terapia a Laser de Baixa Intensidade (GLLLT), o qual será submetido à um protocolo de tratamento com o laser de 808nm de baixa potência aplicado nos PG do trapézio superior; e grupo Sham (GS), onde o protocolo do GLLLT será reproduzido, porém sem emissão do feixe de luz, sendo então o grupo placebo. Será avaliada a percepção dolorosa, temperatura cutânea, presença de PG (palpação), testes de distração e compressão cervical, índice de incapacidade cervical, efeito Global percebido e a existência de efeitos adversos decorrentes do feixe de luz. Os dados serão analisados por meio do pacote estatístico para ciências sociais – SPSS, versão 22. As variáveis independentes serão os grupos em que os sujeitos serão alocados e tempos de avaliação (T0, T1 e T2). As variáveis dependentes serão a percepção da dor, a temperatura cutânea, o efeito global percebido, a funcionalidade da cervical e os efeitos adversos advindos da intervenção. Será aplicado o teste de modelos lineares mistos e realizado um gráfico Q-Q para todas as variáveis.
Externo ao Programa - 2143737 - JOSE DIEGO SALES DO NASCIMENTO
Presidente - 2425533 - PALLOMA RODRIGUES DE ANDRADE