PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Linha - Avaliação e Intervenção na Coletividade

LABORATÓRIO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (LabDCNTs): Coordenado pelos Professores Maria de Fátima Alcântara Barros e Antonio Geraldo Cidrão de Carvalho tem como objetivo o desenvolver ações interdisciplinares para a formação profissional em saúde, em nível de graduação e pós-graduação, no âmbito da produção de conhecimento técnico-científico, da cooperação técnica e da assessoria especializada no campo da saúde coletiva, especialmente no campo das doenças crônicas não transmissíveis, atendendo as necessidades acadêmicas, da região e do país. É um laboratório multiusuário, o que possibilita que estudantes de iniciação científica e da pós-graduação, juntamente com docentes interajam no desenvolvimento de projetos de pesquisas.

  

LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM SAÚDE COLETIVA: Coordenado pela professora Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro, caracteriza-se por ser multiusuário, tem como objetivo proporcionar um ambiente de formação, produção e análise da pesquisa social (quantitativa ou qualitativa) em fisioterapia e áreas afins como: estatística, psicologia social e saúde coletiva.

 

LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM ENVELHECIMENTO E NEUROCIÊNCIAS (LABEN): coordenado pelas Professoras Eliane Oliveira e Suellen Andrade, desenvolve investigações atreladas a distúrbios do sistema nervoso central e periférico, além de pesquisas associadas à temática do envelhecimento humano.

 

 

De uso de ambas linhas de pesquisa:

 

CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA, que constitui um importante espaço para realização de pesquisas. Possui uma recepção, quatro consultórios para avaliação, uma piscina terapêutica com 90m2 com controle de temperatura e rampa de acesso, dois ginásios para cinesioterapia devidamente equipados com mobiliário, duas salas de diatermia, duas salas para eletroterapia e ultrassonoterapia, uma sala de reuniões, um ambiente para professores e estudantes.

 

 

RECURSOS DE INFORMÁTICA: O PPGFIS conta com um laboratório de informática exclusivo, com oito computadores com acesso à rede mundial de internet, com rede de wifi própria para os estudantes do PPGFIS. Além disso, existe o apoio dos Laboratórios de Informática instalados no Centro de Ciências da Saúde, com o acesso irrestrito a discentes de todos os Cursos e Programas da UFPB, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação. Cabe ressaltar que a referida estrutura básica de Laboratório de Informática pode ser adequado à demandas particulares por professores e pesquisadores, na medida em que freewares e softwares licenciados, por exemplo, podem ser instalados em rede mediante requerimento do usuário.