PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Linha - Avaliação e Intervenção na Funcionalidade Humana

LABORATÓRIO DE FISIOTERAPIA EM PESQUISA CARDIORRESPIRATÓRIA (LAFIPCARE): Coordenado pela professora Rozeli Ferreira Levy, este laboratório tem atividades voltadas para a análise da função cardiovascular e respiratória, por meio da avaliação da função cardiopulmonar e vascular, função muscular respiratória, capacidade funcional e suporte de ventilação. Os docentes e discentes do programa tem acesso a este ambiente para a coleta de dados, bem como atividades de aula prática, com acesso a computadores conectados na rede mundial de internet. 


LABORATÓRIO DE ESTUDO DO EQUILÍBRIO, DINAMOMETRIA E ELETROMIOGRAFIA (LEEDE): Coordenado pelo professor Heleodório Honorato dos Santos, com utilização multiusuário, este laboratório tem atividades voltadas para a análise da funcionalidade humana, por meio da captação de sinais fisiológicos tais como eletromiográficos, força muscular e equilíbrio.

 

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO TREINAMENTO FÍSICO APLICADO A SAÚDE: Coordenado pelo professor Amilton dos Santos, caracteriza-se por ser multiusuário,tem como objetivo de avaliar o impacto do treinamento físico na funcionalidade e saúde.

 

LABORATÓRIO DE ANÁLISE FUNCIONAL CARDIOPULMONAR: Coordenado pela professora Maria do Socorro Brasileiro, com utilização multiusuário, este laboratório tem atividades voltadas para a análise da função cardiorrespiratória, por meio da avaliação da função pulmonar, função músculo respiratória e capacidade funcional . Os docentes e discentes do programa tem acesso a este ambiente para a coleta de dados, bem como atividades de aula prática, com acesso a computadores conectados na rede mundial de internet.

 

LABORATÓRIO NEUROMOVE: Coordenado por professora doutora Adriana Costa-Ribeiro. O laboratório é multiusuário e possibilita interação de estudantes de pós-graduação, iniciação científica, e docentes nos 48 m2 de área construída. O NeuroMove desenvolve projetos de pesquisas, coleta de dados primários com voluntários, reuniões diversas e se destina a disseminar conhecimentos da neurociência e aplicá-los na reabilitação motora e cognitiva de pessoas com disfunções neurológicas e psiquiátricas, estudar a função motora no sentido de buscar estratégias com nível de evidência em saúde. Tem-se como objeto de estudo, a neuromodulação por meio da estimulação por corrente contínua – tDCS, a Terapia de Contensão Induzida – TCI, o treinamento por dupla tarefa, o treinamento de marcha em esteira, Estratégias de pistas externas na doença de Parkinson, a Mobilização Neural e outras estratégias individualizadas e em grupo para intervenção no idoso e adultos jovens saudáveis. Participam das atividades estudantes de pós-graduação em nível de mestrado, estudantes de graduação e profissionais fisioterapeutas

 

LABORATÓRIO DE DERMATOFUNCIONAL (LABDERMA): Coordenado pela professora Palloma Rodrigues de Andrade, este laboratório tem como objetivo o desenvolvimento de estudos sobre os recursos eletro, termo e fototerápicos nos distúrbios cutâneos; endócrinos e osteomioarticulares. É um laboratório multiusuário, o que possibilita que estudantes da pós-graduação e iniciação científica, juntamente com docentes interajam no desenvolvimento de projetos de pesquisas na área de interesse.

 

LABORATÓRIO DE TERMOGRAFIA (LABTERM): Coordenado pelo professor José Jamacy de Almeida Ferreira e também utilizado pelos Professores Heleodório Honorato dos Santos e Palloma Rodrigues de Andrade, este laboratório tem como objetivo o desenvolvimento de estudos sobre a utilização da Termografia na avaliação e monitoramento do exercício e da aplicação dos recursos fisioterapêuticos nas disfunções de origem inflamatória, infecciosa e degenerativa dos órgãos e sistemas humanos. É um laboratório multiusuário, que possibilita a realização dos projetos de pesquisa ligados à iniciação científica e ao Programa de Pós-graduação em Fisioterapia e de outros programas a exemplo do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UFPB/UPE.

 

 

De uso de ambas linhas de pesquisa:

 

CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA, que constitui um importante espaço para realização de pesquisas. Possui uma recepção, quatro consultórios para avaliação, uma piscina terapêutica com 90m2 com controle de temperatura e rampa de acesso, dois ginásios para cinesioterapia devidamente equipados com mobiliário, duas salas de diatermia, duas salas para eletroterapia e ultrassonoterapia, uma sala de reuniões, um ambiente para professores e estudantes.

 

 

RECURSOS DE INFORMÁTICA: O PPGFIS conta com um laboratório de informática exclusivo, com oito computadores com acesso à rede mundial de internet, com rede de wifi própria para os estudantes do PPGFIS. Além disso, existe o apoio dos Laboratórios de Informática instalados no Centro de Ciências da Saúde, com o acesso irrestrito a discentes de todos os Cursos e Programas da UFPB, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação. Cabe ressaltar que a referida estrutura básica de Laboratório de Informática pode ser adequado à demandas particulares por professores e pesquisadores, na medida em que freewares e softwares licenciados, por exemplo, podem ser instalados em rede mediante requerimento do usuário.