PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL DE MOURA CAMPOS DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL DE MOURA CAMPOS DINIZ
DATA: 25/11/2024
HORA: 18:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Perspectivas e mudanças de indivíduos com dor crônica de ombro tratados com Terapia Cognitivo Funcional: estudo qualitativo
PALAVRAS-CHAVES: Abordagem multidimensional; fatores psicossociais; dor relacionada ao manguito rotador; pesquisa qualitativa.
PÁGINAS: 50
RESUMO: Introdução: A dor crônica no ombro é altamente prevalente na população em geral, com importante impacto negativo sobre a funcionalidade, bem-estar social e psicológico. Muitas vezes a extensão da lesão estrutural pode não estar relacionada com a intensidade da dor no ombro, pois essa condição é multifatorial e complexa. Por isso, intervenções focadas apenas em estruturas anatômicas podem não ser a melhor escolha para o tratamento da dor crônica no ombro. Assim, intervenções que envolvam tanto fatores físicos, como psicossociais, como a terapia cognitivo funcional (TCF), podem ser mais eficazes. Essa é uma intervenção fisioterapêutica que foca nas características biopsicossociais do indivíduo com dor crônica, intervindo sobre cognições, emoções, comportamentos e evitação de movimentos e promovendo o autogerenciamento. Objetivo: Investigar as experiências, perspectivas e mudanças de compreensão sobre a dor e comportamento de indivíduos com dor no ombro que serão tratados com a terapia cognitivo-funcional. Métodos: Este é um estudo com abordagem qualitativa. Na linha de base será aplicado um questionário sociodemográfico para caracterização da amostra e será coletada a expectativa dos pacientes com o tratamento. Os demais desfechos, intensidade da dor, funcionalidade do ombro, cinesiofobia, autoeficácia, catastrofização e aspectos biopsicossociais serão avaliados na linha de base e ao término do tratamento. Para compreender o processo de mudança, as experiências e perspectivas dos pacientes serão realizadas três entrevistas semiestruturadas, que serão analisadas por meio da análise temática reflexiva. Os dados contínuos serão descritos por média e desvio padrão e os categóricos por frequência. Resultados esperados: Com esses resultados, pretende-se compreender a aplicabilidade da terapia cognitivo funcional para tratamento da dor crônica no ombro.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1257554 - DANILO HARUDY KAMONSEKI
Externo à Instituição - KARIME ANDRADE MESCOUTO
Interno - 1628921 - ROBSON DA FONSECA NEVES