PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: IUARA PAIVA SILVA MORAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IUARA PAIVA SILVA MORAIS
DATA: 26/03/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O ENSINO DA ACUPUNTURA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Fisioterapia. Acupuntura
PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: A acupuntura tem se consolidado no Brasil, sendo cada vez mais aceita pela população e incorporada à prática de profissionais de saúde, especialmente fisioterapeutas. No entanto, ainda há lacunas sobre como essa abordagem terapêutica está inserida nos cursos de graduação e pós-graduação em fisioterapia. Compreender essa inserção permite avaliar a formação acadêmica dos fisioterapeutas sob um paradigma de cuidado distinto do modelo biomédico predominante, além de contribuir para a consolidação da acupuntura na fisioterapia e qualificar o debate sobre seu ensino, pesquisa e extensão no Brasil. O objetivo deste estudo é analisar as condições de oferta do ensino da acupuntura nos cursos de graduação e pós-graduação em fisioterapia no Brasil. Trata-se de uma pesquisa observacional, exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa descritiva. A população estudada abrangeu cursos de fisioterapia de instituições públicas e privadas de todas as regiões brasileiras, conforme registros do e-MEC e da CAPES, consultados entre abril e maio de 2023. A pesquisa aconteceu em duas etapas: análise documental dos currículos e entrevistas com docentes responsáveis pela temática. Dos 717 cursos cadastrados no e-MEC, 458 atenderam aos critérios de inclusão, e após perdas amostrais, foram analisados 418 cursos. Dentre esses, 126 (30%) oferecem acupuntura na grade curricular. A maior parte desses cursos (79%) são privados, e a distribuição geográfica revela uma concentração na região Nordeste (40%). A oferta da acupuntura ocorre, predominantemente, como disciplina obrigatória (75%), sendo 13% em disciplinas específicas e 87% integradas a disciplinas correlatas, com carga horária média de 47,71 ± 17,74 horas-aula para as específicas e 63,17 ± 37,91 horas para as correlatas. O formato de ensino é majoritariamente presencial (83%). Em relação ao período do curso em que a disciplina é oferecida, 15% não possuem uma alocação específica, enquanto as demais se concentram no 4º (19%) e no 10º período (15%). O conteúdo programático tem caráter introdutório e informativo, abordando principalmente acupuntura sistêmica e auriculoterapia. Os resultados indicam que a acupuntura é inserida no currículo por diferentes caminhos, alguns bem estruturados dentro dos processos acadêmicos e outros marcados por fragilidades que dificultam sua consolidação na formação acadêmica. Apesar das tensões e desafios enfrentados, estratégias como a construção de comunidades acadêmicas e a ampliação da produção científica têm sido adotadas para fortalecer a presença da acupuntura na formação acadêmica do fisioterapeuta. A pesquisa revelou que o ensino da acupuntura ainda é pouco incorporado nos cursos de fisioterapia do Brasil. Essa oferta, majoritariamente, está presente em disciplinas obrigatórias no eixo acadêmico ensino, mas também foi localizada no eixo extensão e pesquisa. Percebe-se que não há padronização dos conteúdos abordados, no entanto os assuntos integram os requisitos básicos preconizados pelas diretrizes nacionais e internacionais sobre o ensino da acupuntura. Além de representar uma possibilidade de especialização profissional, o contato com a acupuntura proporciona aos alunos uma compreensão mais ampla dessa prática dentro da Medicina Tradicional Chinesa, alinhando-se aos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1628921 - ROBSON DA FONSECA NEVES
Interno - 1433915 - GERALDO EDUARDO GUEDES DE BRITO
Externo à Instituição - ADRIANE PIRES BATISTON