PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA MOTA DA SILVA BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA MOTA DA SILVA BORGES
DATA: 28/04/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de Defesa
TÍTULO: Efeito agudo do treinamento muscular inspiratório sobre o comportamento da oxigenação muscular tecidual periférica em pacientes com DPOC: um estudo cruzado randomizado simples cego
PALAVRAS-CHAVES: DPOC; Oxigenação muscular tecidual periférica; Espectroscopia de luz próxima ao infravermelho; Treinamento muscular inspiratório.
PÁGINAS: 35
RESUMO: A DPOC é uma condição respiratória caracterizada pela limitação do fluxo aéreo, que compromete a função pulmonar, cardiovascular e músculo esquelética, agravando a intolerância ao exercício devido ao quadro de hipoxemia crônica e liberação constante de mediadores inflamatórios na corrente sanguínea, ativando precocemente o metaborreflexo. O TMI surge como uma estratégia de modulação desse reflexo, com objetivo de melhorar a ventilação e aumentar a tolerância ao esforço, beneficiando a qualidade de vida dos pacientes com DPOC. Porém, não há estudos sobre os efeitos agudos do TMI no metabolismo muscular periférico nestes indivíduos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos agudos do TMI sobre a função vascular e o metabolismo muscular periférico por meio da NIRS em pacientes com DPOC. Este estudo clínico cruzado, randomizado e com cegamento do avaliador e do responsável pela análise estatística, seguirá as diretrizes SPIRIT e CONSORT, tendo como objetivo investigar os efeitos agudos do treinamento muscular inspiratório (TMI) em pacientes com DPOC. Serão incluídos indivíduos acima de 40 anos, diagnosticados conforme os critérios da GOLD (2025), e excluídos aqueles com comorbidades que impeçam a realização dos testes. A amostra será composta por 24 participantes, calculada com base em estudo anterior e análise estatística adequada. Serão avaliados desfechos como função vascular, oxigenação muscular periférica, função pulmonar, índice tornozelo-braquial e função muscular respiratória. Os participantes serão alocados em três grupos (TMI-F, TMI-R e Sham-TMI), com intervenções específicas de TMI e monitoramento em tempo real das variáveis fisiológicas. Os dados serão coletados no LAFIPCARE, na UFPB, com financiamento do CNPq por meio do projeto "Efeitos agudos do treinamento muscular inspiratório com diferentes cargas sobre o metabolismo muscular periférico e a resposta autonômica de pacientes com DPOC", vigente até 2026.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1366067 - EDUARDO ERIKO TENÓRIO DE FRANÇA
Externo à Instituição - POLLYANA SOARES DE ABREU MORAIS
Interno - 1232659 - RAFAELA PEDROSA