PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (PPGCTA)

Edital Capes-Print-UFPB 01/2019 - Bolsas PDSE

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) comunica que a Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou o Edital de seleção interna para bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), direcionado exclusivamente para estudantes dos Programas de Pós-graduação da UFPB selecionados para o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes):

Especificamente para o PPGCTA, são ofertadas 3 bolsas com duração de 6 meses, no âmbito do Tema 3 “Bioma Caatinga, Biodiversidade e Sustentabilidade”, conforme distribuição a seguir:

- Projeto 1:   Ciências ôhmicas aplicadas à prevenção da resistência antimicrobiana na interface humano-animal-ambiente e à promoção da saúde e da segurança alimentar na Caatinga: uma abordagem One Health

Plano 1: Efeitos de tecnologias emergentes de conservação/sanitização de frutas minimamente processadas na resistência de patógenos alimentares. Número de Cotas: 01. Duração: 6 meses. País(es) de destino: Espanha, Estados Unidos.

Plano 2: Estudo de compostos bioativos de espécies da caatinga no microbioma intestinal. Número de Cotas: 01. Duração: 6 meses. País(es) de destino: Portugal, Espanha.

- Projeto 2: Inovação em materiais, produtos e processos associados à conservação ambiental e sustentabilidade.

Plano 1: Inovação em materiais, produtos e processos associados à conservação ambiental e sustentabilidade. Número de Cotas: 01. Duração: 6 meses. País(es) de destino: Espanha e Portugal, preferencialmente, podendo se estender a todos os países listados no Tema 3.

O período para candidaturas de propostas encontra-se aberto e segue até o dia 10 de maio de 2019. O resultado final da avaliação pelo Grupo Gestor será divulgado pela PRPG em 14 de junho de 2019. A bolsa entrará em vigência a partir de julho deste ano.

Para participar da seleção, é necessário que o interessado preencha e entregue formulário disponível no edital PrInt-UFPB à coordenação do PPGCTA, porque a submissão é realizada exclusivamente pelo coordenador, após avaliação interna.

Serão realizadas avaliações do mérito, originalidade e relevância do projeto para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Estado da Paraíba, da região Nordeste e/ou do Brasil, na área correlata ao respectivo projeto vinculado à temática do PrInt-UFPB; do currículo do candidato e do orientador no exterior e qualidade da instituição de ensino estrangeira. Mais informações através da Coordenação do PPGCTA ou do e-mail print@prpg.ufpb.br.

Segue em anexo o Edital Retificado divulgado na página da PRPG em 03/05/2019.