PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (PPGCTA)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: FABIANO TAVARES DE MOURA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANO TAVARES DE MOURA
DATA: 14/12/2021
LOCAL: Defesa remota pelo Google Meet
TÍTULO: CAMPO ELÉTRICO PULSADO NA INCIDÊNCIA DE DANO PELO FRIO E PROPRIEDADES FUNCIONAIS EM ABACAXI PÉROLA
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Não-térmicas. Automação. Dano Pelo Frio. Índice de Escurecimento. Expressão e Atividade Enzimática. Atividade Antioxidante.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos
ESPECIALIDADE: Fisiologia Pós-Colheita
RESUMO: A abacaxicultura é uma atividade frutícola das mais relevantes no Brasil e principalmente na Paraíba, onde desempenha importante papel socioeconômico pela geração de emprego, renda e desenvolvimento, com reconhecimento nacional da qualidade do abacaxi “Pérola’. O desafio para inserir o abacaxi ‘Perola’ em mercados mais competitivos é uso de refrigeração, entretanto, a incidência de dano pelo frio, cujo principal sintoma é o escurecimento interno (EI) da polpa, que impõe uma limitação no seu armazenamento refrigerado. Portanto, é urgente o desenvolvimento de tecnologias que possam reduzir a incidência desta desordem fisiológica e manter as propriedades funcionais do abacaxi mantido sob refrigeração. A tecnologia emergente de campo elétrico pulsado (CEP) se enquadra na categoria de métodos não térmicos e para a redução da incidência de EI e manutenção das propriedades funcionais do abacaxi ‘Pérola’. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a aplicação de CEP em abacaxi visando reduzir os sintomas de DF e manter as propriedades funcionais do abacaxi, com foco na expressão e atividade enzimática. Em delineamento inteiramente casualizado, este estudo foi conduzido em dois experimentos. No primeiro experimento verificou-se a influência da aplicação de CEP foi aplicado em abacaxis de forma direta e indireta (água potável), em 4 níveis de pulsos elétricos: 0 (controle), 5, 20 e 35, em 4 repetições. Inicialmente, para definir a melhor estratégia, 8 kV/cm de CEP foi aplicado em abacaxis de forma direta e indireta (água potável), em 4 níveis de pulsos elétricos: 0 (controle), 5, 20 e 35, demonstrando-se serem os pulsos indiretos mais eficientes. Os resultados deste experimento indicaram que a aplicação indireta de 35 pulsos com intensidade de 8 kV/cm reduziram da expressão e a atividade enzimática, reduzindo do índice de escurecimento e mantendo a qualidade e incremento do potencial funcional de abacaxi Pérola. O segundo experimento teve como objetivo automatizar a aplicação regular de CEP no armazenamento refrigerado, a partir dos resultados do primeiro experimento, utilizando-se como referência a aplicação de 35 pulsos elétricos indiretos a 8kV/cm como pré-tratamento. Os abacaxis foram distribuídos em caixas tipo plásticas nas quais. foram colocadas conectores e telas de aço na base para transmissão do CEP advindos do gerador de pulsos elétricos durante o armazenamento refrigerado a 5 ºC. Os abacaxis foram separados nos tratamentos: C – controle geral; C8kV – controle da aplicação de 8 kV/cm no pré-tratamento; 8kV – pré-tratamento + 8kV/cm em cada períodos de armazenamento e, 8kV – pré-tratamento + 10kV/cm, nos períodos de armazenamento, todos com 35 pulsos elétricos. Os frutos foram armazenados a 5 ºC ± 2 e 85% de UR durante 7, 14, 21 e 28 dias e transferidos para as condições ambiente (24 ± 2 ºC e 75 ± 3% UR) por mais 2 dias seguido das avaliações. A aplicação de CEP automatizado na intensidade de 8kV/cm em 35 pulsos durante o armazenamento potencializou a redução da incidência de EI, manutenção da qualidade, redução da expressão e atividade enzimática e incremento das propriedades funcionais. Em conjunto, os resultados indicam que a aplicação de CEP se caracteriza como uma tecnologia não térmica promissora e eficiente para pré-tratamento e posterior armazenamento sob refrigeração do abacaxi ‘Pérola, visando controle dos efeitos adversos do dano pelo frio e manter as propriedades funcionais.
Presidente - 338246 - SILVANDA DE MELO SILVA
Interno - 1313685 - ANGELA MARIA TRIBUZY DE MAGALHÃES CORDEIRO