PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (PPGCTA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone:
3216/7269

Presentación


O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, teve sua criação em nível de Mestrado junto ao Sistema Nacional de Pós-graduação (CAPES) no ano de 1978, sendo o pioneiro na Pós-Graduação e Pesquisa da área de Ciência de Alimentos na região do Nordeste do Brasil. Posteriormente, em 2004 o PPGCTA aprovou junto a CAPES o Curso de Doutorado, novamente destacando-se como o primeiro Curso de Doutorado da região Nordeste do Brasil, na área de Ciência de Alimentos. Atualmente, o PPGCTA é regido pela Resolução Nº 15/2019 e apresenta-se estruturado em três linhas de pesquisa que expressam a especificidade de produção de conhecimento dentro da área de concentração de vínculo (Ciência e Tecnologia de Alimentos). Estas linhas correspondem ao conjunto de estudos desenvolvidos pelos docentes e discentes em diferentes temáticas. A Linha 1 é definida como Bioprocessos e Microbiologia de Alimentos; linha 2, definida como Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Animal; linha 3, intitulada em Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem vegetal.

Desde a sua criação o Programa de pós-graduação (PPGCTA) tem como propósito específico formar recursos humanos qualificados em nível de Mestrado e Doutorado, na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com capacitação para atuar em pesquisa, inovação tecnológica, transferência de conhecimento e assistência qualificada (planejamento, execução e avaliação) em ciência e tecnologia de alimentos de produtos de origem vegetal e animal, bem como em microbiologia de alimentos e bioprocessos relacionados a produção de ingredientes ou alimentos, considerando a multidisciplinaridade da área e a sua potencialidade em contribuir com o desenvolvimento da Região e do país.

Os egressos do PPGCTA são formados com perfil técnico-científico para atuação na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com competências para o ensino, pesquisa e indústria. Considerando estes aspectos, o PPGCTA tem sido um forte formador de recursos humanos aptos a atuar na área acadêmica, bem como no setor industrial.


Página Alternativa


Coordinación del Programa