PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (PPGCTA)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: ROBERTA CONCEIÇÃO RIBEIRO VARANDAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTA CONCEIÇÃO RIBEIRO VARANDAS
DATA: 16/12/2022
LOCAL: LACOM/UFPB e Google Meet
TÍTULO: Cultivo de microalgas em meios alternativos: extração de compostos bioativos de interesse à indústria de alimentos
PALAVRAS-CHAVES: microrganismos fotossinteizantes; resíduos; bioativos
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
RESUMO: Microalgas são microorganismos fotossintetizantes, de grande interesse para aplicações biotecnológicas e em especial na indústria de alimentos. Já que produzem compostos bioativos como proteínas, carboidratos, lipídios, pigmentos, polissaarídeos, dentre outros. O presente estudo teve como objetivo a extração de compostos bioativos de biomassa de microalgas, buscando a redução de custos do cultivo de microalgas através da utilização de resíduos agroindustriais como meios alternativos como também o cultivo em larga escala de uma microalga para assim aumentar a produção de compostos de interesse. Foram cultivadas 8 espécies de microalgas: Xanthonema sp.; Ankistrodesmus falcatus;Actinastrum hantzschii; Monoraphidium arcuatun; Spirulina máxima; Spirulina platensis;Scenedesmus ecornis;e Kirchneriella concorta em meios alternativos preparados a partir de: biocomposto de hortifruti (BH), resíduo de malte (RM), fécula de mandioca (FE) e uma mistura de biocomposto de hortifruti e resíduo de malte (MIX). E ainda resíduo de malte de cevada e /ou biocomposto de hortifruti substituindo em diferentes concentrações o meio sintético. Após a investigação inicial da relação meio alternativo mais adequado para cada microalga realizada com balões de 250 mL e observando o melhor crescimento através da curva de crescimento comparando com o meio sintético. Foi realizado o cultivo das microalgas com os meios pré-definidos em escala laboratorial para obtenção de biomassa com balões de 6L contendo 5L de meio em condições controladas para se obter biomassa para realizaçãodas análises. As 8 espécies estudadas demonstraram diferentes respostas de crescimento em cada um dos meios testados. As melhores respostas foram observadas para Scenedesmus ecornis, com maior resultado para o cultivo no meio alternativo com biocomposto de hortifrut na concentração de 1%. A Scenedesmus ecornis (D545BH), apresentou maior rendimento em biomassa (583 mg.L-1) e maior produtividade (41,6 mg.L-1) dentre todas as espécies. O Teor mais significativo de proteínas foi observado para a Spirulina platensis cultivada em meio com resíduo de malte de cevada com 56,5 g 100g-1.Os níveis mais altos de carboidratos foram encontrados na Xanthonema sp. (D464WC) cultivada em meio MIX (38,8 g 100g-1). As maiores concentrações lipídicas foram observadas nos cultivos de Actinastrum hantzschii (D467WC-BH) com 24 g 100g-1 e na Monoraphidium arcuatun (D459WC-RM) 25 g 100g-1. Variações nas composições de ésteres foram observadas em todas as espécies quando cultivadas em diferentes meios, embora, em geral ocorreram maiores concentrações de estéres polinsaturados e monoinsaturados. A espécie Xanthonema sp. (D464WC) cultivada em meio mix foi a que obteve o maior teor de polissacarídeo (15%). Seguida da espécie Scenedesmus ecornis (D545WC), cultivada em meio BH obteve 13,1%. Os teores de ficocianina foram mais elevados independente do método de extração para Spirulina platensis e não houve diferença significativa entre o meio alternativo e controle. A Scenedesmus ecornis foi cultivada em fotobiorreator com 2.000L de capacidade com o meio de biocomposto de hortifruti e o cultivo se mostrou eficiente durante as diferentes fases de crescimento. Pois permitiu crescimento celular satisfatório durante as fases. Os maiores teores proteicos foram encontrados durante a fase estacionária. Diferente dos teores de carboidratos e lipídios que foram superiores na fase de declínio, quando também houve uma diminuição do teor de nitrato e fosfato da cultura. Durante a fase de declínio também houve uma maior produção de ácidos graxos mono e polinsaturados e também um maior acúmulo de polissacarídeo independente do tipo de extração. Ainda ocorreu, um maior acúmulo de EPS durante a mesma fase. Os resultados destas produções cientificas indicam que as microalgas podem ser consideradas fontes de compostos com propriedades bioativas importantes que possuem potencial para serem utilizados pela indústria de alimentos. E ainda a Scenedesmus ecornis possui potencial para ser cuiltivada com biocomposto de hortifruti em larga escala e produzir compostos de interesse. And yet Scenedesmus ecornis has the potential to be cultivated with hortifruti biocompost on a large scale and produced of interest.
Presidente - 6338198 - FLAVIO LUIZ HONORATO DA SILVA
Interno - 011.066.504-09 - JULIANA KESSIA BARBOSA SOARES - UFCG