PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EWERTON BRASIL DA SILVA QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EWERTON BRASIL DA SILVA QUEIROZ
DATA: 22/03/2024
LOCAL: https://meet.google.com/hsc-vxbm-uzq
TÍTULO: API AUTOMATIZADA USANDO LLM PARA ANÁLISE FUNDAMENTALISTA E PREDITIVA DE AÇÕES DO MERCADO FINANCEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Inteligência Artificial, Dados, LLM, LangChain, Mercado Financeiro.
RESUMO: O foco no mercado financeiro e nas ações é constante, dado o possível ganho financeiro que a evolução tecnológica traz. O processamento de dados estabelece uma relação com a inteligência artificial e suas técnicas. A inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina têm transformado o cenário da pesquisa científica. Fora isso, a tecnologia chatbot experimentou enormes avanços nos últimos anos, ganhando destaque no mercado: Gemini, LLaMA, OpenAI (Chat GPT), entre outras, que emergem como modelos de linguagem de IA notáveis. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma API automatizada utilizando LLM para análise fundamental e preditiva de ações do mercado financeiro. LangChain foi escolhido para superar desafios usando algoritmos avançados de processamento de linguagem natural que analisam dados e extraem informações essenciais. Os recursos do LangChain aumentam a eficiência geral e tornam as aplicações mais simples. Como avanço do trabalho será implementado o estudo de caso via operação financeira, a fim de construir um app que consolide a viabilidade do investimento na ação. Por fim, serão destacados os benefícios e desvantagens do método.
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Interno - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO