PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: GEÓRGIA MARIA RIBEIRO DE SOUZA

DISCENTE: GEÓRGIA MARIA RIBEIRO DE SOUZA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Demid - UFPB
TÍTULO: O BOOM DAS EXPOSIÇÕES IMERSIVAS: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DO FENÔMENO DA MIDIATIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DA EXPOSIÇÃO VAN GOGH LIVE 8K.
PALAVRAS-CHAVES: Midiatização; Indústria Cultural; Exposições Imersivas; Arte; Comunicação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Analisar a relação entre arte e sociedade, através de um viés histórico, é uma tarefa complexa, mas necessária para compreendermos, efetivamente, os marcos que geraram mudanças na forma como experienciamos as obras de arte e como a indústria cultural as transforma em matéria-prima ao utilizar grandes acervos museológicos, digitalizados, em produtos midiáticos. O consumidor, hoje, busca por experiências subjetivas, estetizadas e ricas em tecnologia, efeitos de um processo de midiatização da sociedade (Hjarvard, 2008) que é refletido em exposições de arte altamente tecnológicas. Dotadas de uma inflação estética, as novas exposições denominadas imersivas se configuram como um espetáculo lucrativo para o setor do entretenimento, animando um mercado em ascensão. A presente comunicação trata-se de uma proposta desenvolvida para uma dissertação de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, cujo objetivo é compreender, através da análise da “Exposição Van Gogh Live 8K”, quais são os efeitos que o fenômeno da midiatização produz na experiência da arte canônica.
Interno - 3327213 - CLARA BEZERRIL CAMARA
Externo à Instituição - FLÁVIA CAMPOS JUNQUEIRA