PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: RAYANE DE ALMEIDA FARIAS

DISCENTE: RAYANE DE ALMEIDA FARIAS
DATA: 28/02/2024
LOCAL: PPGENF
TÍTULO: Condições de Saúde Mental e Cognitiva de pessoas idosas pós-pandemia da COVID-19 em um município paraibano
PALAVRAS-CHAVES: Idoso; COVID-19; Cognição; Saúde Mental
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A pandemia da COVID-19 trouxe consequências negativas na saúde da pessoa idosa. Uma forma nova, multifacetada e complexa de estressor psicossocial à pessoa idosa, a partir do isolamento social que mudou a realidade, influenciando no ambiente e rotina, mesmo daqueles não infectados. O aparecimento de sintomas como o déficit cognitivo associado à fadiga mental e alterações de memória podem ser consequências da Síndrome da COVID-19, associado a quadros de depressão e ansiedade. Objetivo: Avaliar as condições de saúde mental e cognitiva das pessoas idosas de um município paraibano pós-pandemia da COVID-19. Método: estudo descritivo, transversal e quantitativo realizado com 171 idosos. Foi desenvolvido no domicílio dos idosos no município de Alagoinha – PB entre abril a novembro de 2023, através da aplicação do Roteiro estruturado para caracterização sociodemográfica, Mini Exame do Estado Mental, Escala de Depressão Geriátrica, Teste SRQ20, Escala de Estresse Percebido e o Inventário de Ansiedade Geriátrica. A análise quantitativa foi feita no software R versão 4.3.1, em dois grupos: acometidos e não acometidos por COVID-19. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com parecer nº 5.912.691. Resultados: Prevaleceram pessoas idosas na faixa etária de 60 a 69 anos, do sexo feminino, casadas, analfabetas, com baixa renda, pelo menos uma morbidade, não tiveram COVID-19, não realizaram teste, sem sintomas pós-COVID, uso de máscara e vacina presentes. Não apresentaram déficit cognitivo, depressão ou sofrimento mental, mas algum sinal de ansiedade e estresse. Considerando as relações, foi proposta uma análise de correlação linear entre as variáveis quantitativas do estudo, levando em consideração a ocorrência de COVID-19. Naqueles que não tiveram COVID-19 houve uma correlação linear negativa fraca entre déficit cognitivo e depressão (r = -0,30 e p-valor = 0,0227) e sofrimento mental (r = -0,29 e p-valor = 0,0324). Todavia, houve uma correlação linear positiva forte entre depressão e sofrimento mental (r = 0,75 e p-valor < 0,0001) e ansiedade geriátrica (r = 0,63 e p-valor < 0,0001), bem como entre sofrimento mental e ansiedade geriátrica (r = 0,83 e p-valor < 0,0001). Já entre idosos acometidos por COVID-19 observamos correlação linear negativa fraca entre déficit cognitivo e depressão (r = -0,23 e p-valor = 0,0141) e sofrimento mental (r = -0,20 e p-valor = 0,0349). E também uma correlação linear positiva forte/moderada entre depressão e sofrimento mental (r = 0,70 e p-valor < 0,0001) e ansiedade geriátrica (r = 0,50 e p-valor < 0,0001), bem como entre sofrimento mental e ansiedade geriátrica (r = 0,69 e p-valor < 0,0001). Por fim, observa-se uma correlação linear positiva moderada entre estresse e ansiedade geriátrica (r = 0,32 e p-valor = 0,0005). Conclusão: Os achados da pesquisa são relevantes, pois representam dados úteis para reflexões acerca das repercussões da COVID-19 na saúde mental e cognitiva das pessoas idosas pós-pandemia. Assim, destaca-se a contribuição deste estudo para Enfermagem na perspectiva de observar, identificar e orientar o cuidado e planejar ações, sendo estas destinadas à prevenção de agravos como déficit cognitivo, depressão e ansiedade.
Presidente - 1655763 - MARIA DE LOURDES DE FARIAS PONTES
Interno - 036.169.294-31 - GREICY KELLY GOUVEIA DIAS BITTENCOURT - NENHUMA