PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: VANIGLEIDSON SILVA DO NASCIMENTO

DISCENTE: VANIGLEIDSON SILVA DO NASCIMENTO
DATA: 29/02/2024
LOCAL: PPGENF - sala 02
TÍTULO: PREVALÊNCIA DA FADIGA NOS INDIVÍDUOS COM SÍNDROME PÓS-COVID
PALAVRAS-CHAVES: “post-acute Covid-19 syndrome”, “long-covid”, “chronic Covid syndrome”
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Após a pandemia de coronavírus 2 que causou milhões de mortes pelo mundo, alguns estudos têm focado seus esforços nos o impactos que a Covid-19 vem causando entre as pessoas recuperadas. Evidências científicas e clínicas estão evoluindo sobre os efeitos subagudos e de longo prazo da Covid-19, que podem afetar vários sistemas e órgãos. Relatórios sugerem efeitos da infecção pelo SARS-CoV-2, como fadiga, dispneia, dor torácica, distúrbios cognitivos, artralgia e declínio na qualidade de vida, sendo a fadiga um dos principais desfechos apontados. Objetivo: descrever a prevalência da fadiga em indivíduos acometidos com síndrome pós-covid. Métodos: Trata-se de um estudo de método misto, onde a primeira etapa (quantitativa) foi realizada nas cinco regiões do Brasil, através de questionário semiestruturado que foi aplicado on-line referente às consequências da covid-19 no ano de 2022, tendo como critérios de inclusão: ser brasileiro, maior de 18 anos e ter atuado como enfermeiro na assistência nos serviços de saúde do Brasil, e de exclusão aqueles que atuaram com tempo inferior a 6 meses durante a pandemia de Covid-19. Resultados esperados: Os resultados podem contribuir na elaboração de intervenções embasadas nas necessidades das pessoas acometidas e recuperadas da Covid-19. A relevância do projeto nas áreas científicas, tecnológicas e de inovação se pauta na produção de novos conhecimentos gerados, que serão úteis para a comunidade científica, gestores e instituições de ensino e saúde, especialmente na formulação de protocolos assistenciais específicos para cada realidade. O fortalecimento de parcerias é elemento de destaque, pois permitirá futuras nucleações a serem realizadas pelos pesquisadores participantes em suas instituições locais.
Presidente - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Externo ao Programa - 1265601 - JULIANA RAQUEL SILVA SOUZA