PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: CLARISSE FREIRE BARBOZA MAURÍCIO

DISCENTE: CLARISSE FREIRE BARBOZA MAURÍCIO
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Virtual - www.meet.google.com/uvg-vtdw-ohc
TÍTULO: ESTRUTURA DE MERCADO E EFEITO ESPAÇO-TEMPORAL DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA FOTOVOLTAICA NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Energias renováveis, Transição energética, Economia de baixo carbono, Economia regional e espacial
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Planejamento Energético
RESUMO: A energia solar, convertida da radiação solar em eletricidade ou calor, é uma fonte renovável e sustentável. Desempenha um papel vital na busca pelo acesso universal a uma energia segura e mais limpa, conforme preconizado pelo ODS 7. Esta dissertação analisou a estrutura de mercado e o efeito espaço-temporal da geração distribuída fotovoltaica na Paraíba. Mais especificamente, localização, distribuição e concentração da potência instalada desta tecnologia na Paraíba, de 2014 a 2021. Foram utilizados os dados da potência instalada da Geração Distribuída (GD) fotovoltaica, em quilowatt (kW), obtidos junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). As metodologias abordadas constituíram a revisão sistemática de literatura, os indicadores de concentração, a análise exploratória de dados espaciais, a cadeia espacial de Markov e a estatística Scan. Os principais resultados encontraram uma predominância de artigos sobre políticas públicas para energias renováveis, com ênfase em análise espacial, já a economia circular surgiu com relevância na última década. A adoção da tecnologia fotovoltaica no Brasil teve crescimento exponencial a partir de 2020, impulsionado pela crescente escassez hídrica e implementação da nova bandeira tarifária pela ANEEL. Em 2021 totalizou 9.988 MW de instalações fotovoltaicas no Brasil, com um aumento de 156% ao ano, em relação a 2015 e na Paraíba teve capacidade instalada de 74 MW (2021) distribuídos nos 209 municípios. Na análise exploratória de dados espaciais teve a formação de cluster do tipo Alto-Alto na região semiárida da Paraíba. Já com a cadeia espacial de Markov inferiu que os municípios do semiárido tiveram melhores desempenhos em relação aos demais, em virtude das condições edafoclimáticas e alta potência instalada per capita. O efeito espaço-temporal, observado pela estatística Scan, mostrou conglomerados na região semiárida e litorânea da Paraíba. Pode-se concluir que o desenvolvimento desta dissertação contribuiu para uma melhor compreensão espacial da GD fotovoltaica da Paraíba.
Presidente - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR
Interno - 2164703 - CAMILA SEIBEL GEHRKE