PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de DEFESA: WESLEY MACIEL DE SOUZA

DISCENTE: WESLEY MACIEL DE SOUZA
DATA: 15/09/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: AVALIAÇÃO MICROESTRUTURAL E CRISTALOGRÁFICA DA OCORRÊNCIA DE Fe EM MATERIAIS ESTRUTURAIS DE POLÍMEROS INORGÂNICOS DO SISTEMA Al-Si-O-Na-H
PALAVRAS-CHAVES: Geopolimero; Fe; Cristalografia; Composição química
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: A comunidade científica vem buscando por outros materiais ligantes, os quais sejam resistentes, com elevada eficiência tecnológica e com pouco impacto ambiental. Existe um material que perfeitamente pode ser um alternativo ao cimento Portland para algumas aplicações e que possui características do material igual ou superior ao CP. Este tipo de aglomerante abrange a ativação por álcalis em materiais ricos em alumina e sílica. Esse aglomerante é chamado de geopolímero, que por sua vez, tem propriedades termomecânicas eficientes, alta resistência inicial vantagens ecológicas, pois existe a possibilidade de ser produzidos a baixas temperaturas sem aparente liberação de CO2 na atmosfera. O objetivo desse trabalho é avaliar as características cristalográficas e microestruturais da ocorrência de cátions de ferro em fases cristalinas em materiais alcalinamente ativados. Amostras de argilas residuais com diferentes teores de Fe/Al foram alcalinamente ativadas com hidrosílica de sódio à 55oC. A composição química das fases das amostras ativadas foram avaliadas por energia dispersiva pontual através da separação de fases feitas por contraste de elétrons retroespalhados e microscopia eletrônica. As fases cristalinas foram estudadas a partir dos dados fornecidos nos bancos de dados da IUCr. Os resultados demonstram uma clara interação entre o Fe e os cátions Al e Si da cadeia polimérica. Essa relação acontece de forma consistente nos sistemas ativados e nas fases cristalinas. A ocorrência do Fe ocorre com predominância de sítios tetraédricos mas também em octaedros com estado de oxidação III. Os dados demonstram menores possibilidades de formação de fases contendo Fe no estado de oxidação II e em sítios octaédricos e bipiramidais. Pela primeira vez, um estudo sistemático categoriza a ocorrência e os limites do Fe em estruturas do sistema Na-Fe-Al-Si-O-H, indicando que há um potencial de fases com aplicações de engenharia, principalmente para remediações ambientais dada a predominância de fases do tipo zeólitas.
Externo ao Programa - 2652159 - ANTONIO DA SILVA SOBRINHO JUNIOR
Interno - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA