PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA FELIPE DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA FELIPE DO NASCIMENTO
DATA: 16/12/2021
LOCAL: Sala Virtual do Google Meet
TÍTULO: Desenvolvimento de embalagens biodegradáveis a partir do processamento das vagens de algaroba (Prosopis juliflora)
PALAVRAS-CHAVES: Sustentabilidade, Prosopis juliflora, Embalagens biodegradáveis, Fibras vegetais.
RESUMO: Os polímeros sintéticos são amplamente utilizados na produção de embalagens, por apresentarem baixo custo, fácil obtenção e elevada resistência mecânica. No entanto, as embalagens desse material levam centenas de anos para se decompor o que constitui uma grande preocupação ambiental. Os materiais biodegradáveis são uma alternativa aos polímeros sintéticos por serem facilmente degradados e minimizarem os impactos ambientais. Entre os materiais biodegradáveis, a algaroba tem recebido atenção especial por ser uma fonte vegetal abundante e rica em fibras. Neste contexto o presente trabalho teve como objetivo desenvolver embalagens rígidas biodegradáveis a partir das vagens de algaroba (Prosopis juliflora), para atuarem como potenciais substitutos das embalagens comerciais do setor agroindustrial. Para tal, foram obtidas farinhas de vagens (FV) e de fibra (FB) de algaroba que foram direcionadas para produção de embalagem para muda de plantas e embalagem para ovos, respectivamente. Durante o processamento as farinhas foram misturadas a uma solução adesiva de amido de trigo, juntamente com o plastificante glicerol, e NPK no caso dos recipientes de plantas, que foram moldadas manualmente e secas em estufa. As propriedades dos materiais produzidos foram avaliadas através de análise granulométrica, rendimento, Difração de Raios-X (DRX), Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Espectrofotometria de Ultravioleta-Visível (UV-Vis), Resistência mecânica, Ângulo de Contato (AC) e Absorção de água. Com o beneficiamento da vagem foi possível obter rendimentos diferentes para FV e FB que apresentaram granulometria similar. A embalagem de mudas obteve comportamento semicristalino, pela presença de compostos lignocélulosicos e a adição de NPK não influenciou as interações químicas entre a solução adesiva e a FV. Com o aumento da concentração de FV nos recipientes as propriedades de absorção da luz ultravioleta foram intensificadas, porém resultaram em embalagens com menor resistência a tração, e maior absorção de água. Através das análises iniciais observa-se que a FV apresenta potencial para ser aplicada em embalagens para mudas, porém mais análises são necessárias para avaliar a concentração adequada na produção destes recipientes, além disso, dados preliminares sugerem a viabilidade de aplicação da FB na produção de embalagens para acondicionamento de ovos.
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 1991228 - MONICA CARVALHO