PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: GRACE KELLY ROCHA FURETTI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRACE KELLY ROCHA FURETTI
DATA: 29/02/2024
HORA: 08:00
LOCAL: SALA DO TECNOMAT - CT
TÍTULO: EFEITO COMBINADO DA ÁREA SUPERFICIAL DO CARBONO E INTERAÇÃO COM LIGNOSULFATO DE SÓDIO EM BATERIAS DE CHUMBO ÁCIDO: ASPECTOS MICROESTRUTURAIS E ELETROQUÍMICOS
PALAVRAS-CHAVES: Aceitação de carga dinâmica, bateria de chumbo, armazenamento de energia, negro de fumo, área superficial.
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: O armazenamento de energia desempenha um papel estratégico no sucesso da implementação de soluções eficazes para cadeias energéticas verdes ou limpas. O Departamento de Energia dos EUA (DOE) prevê um crescimento global de mais de 100 GWh em Sistemas de Armazenamento de Energia até 2030. Embora as baterias de íon-lítio dominem o crescimento do mercado de bateria para os próximos anos, desafios como custo, estabilidade e segurança limitam suas aplicações. Além disso, o seu impacto ambiental e a falta de processos de reciclagem estabelecidos suscitam preocupações. Sendo assim, as baterias de chumbo ainda são alternativas viáveis, seguras e ambientalmente corretas, dada sua cadeia de reciclagem muito bem estabelecida. No entanto as baterias de chumbo enfrentam desafios como a sulfatação, enfrentados por expansores como carbono e lignosulfonato de sódio. A condutividade do carbono auxilia na formação de uma rede condutora, enquanto o lignosulfonato evita a passivação do sulfato de chumbo, melhorando o desempenho da bateria. O estudo da interação entre carbonos de alta e baixa área superficial com lignosulfonato de sódio otimiza a composição da pasta da bateria, maximizando a aceitação de carga dinâmica, propriedade essencial para veículos híbridos elétricos. Este estudo investiga o impacto da área superficial de carbono e sua interação com o lignosulfonato de sódio na aceitação de carga de baterias de chumbo por meio de testes sistemáticos, visando melhorar o desempenho operacional no mundo real e a competitividade no mercado. Observou-se que a área superficial do carbono desempenha um papel crucial nas características desse material. Os ensaios elétricos revelaram que nem o lignosulfonato de sódio nem a área superficial do carbono afetam a capacidade específica da bateria. Entretanto, em termos de aceitação de carga dinâmica, houve um notável aumento de 137% ao utilizar carbono de alta área superficial na composição. Além disso, constatou- se que o lignosulfonato de sódio exerce uma influência mais significativa em sistemas que utilizam carbono de baixa área superficial. Adicionalmente, foi identificado que existe uma concentração mínima necessária para atuação do lignosulfonato sobre a bateria. No entanto, é importante ressaltar que houve um aumento significativo no consumo de água quando se empregou carbono de alta área superficial.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1942411 - ALEXSANDRO JOSÉ VIRGINIO DOS SANTOS
Interno - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 1175878 - LUCIDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL
Externo ao Programa - 1160815 - MARCAL ROSAS F LIMA FILHO
Presidente - 3581068 - SANDRO MARDEN TORRES