PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR ANTONIO DE OLIVEIRA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGOR ANTONIO DE OLIVEIRA CARVALHO
DATA: 27/03/2024
LOCAL: meet.google.com/peb-eztw-xfx
TÍTULO: ANÁLISE EXERGOECONÔMICA E EXERGOAMBIENTAL DE UM SISTEMA DE POLIGERAÇÃO MOVIDO A BIOGÁS PARA APLICAÇÃO EM UNIDADES DE ENSINO
PALAVRAS-CHAVES: poligeração; biogás; análise exergoeconômica, análise exergoambiental
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo analisar um sistema poligerador movido a biogás em uma unidade de ensino que possa apoiar nas demandas elétricas e térmicas da instituição, bem como na produção de biofertilizantes que podem ser doados a comunidade local. será confeccionado um biodigestor para análise dos resíduos e o sistema será validado através da análise exergoeconômica e exergoambiental. Este combustível tem origem na digestão anaeróbica da matéria orgânica e é composto por uma mistura de gases, com o seu potencial energético oriundo da presença do metano. A unidade de poligeração é constituída por um biodigestor que produzirá o biogás e o biofertilizante, o biogás acionará um grupo motogerador para produzir eletricidade, um sistema de refrigeração por absorção para a produção de frio e um trocador de calor que utiliza como fonte térmica os gases de exaustão do motor para aquecimento de água. O método SPECO será escolhido para realizar a análise exergoeconômica. Os impactos ambientais serão medidos através da análise exergoambiental feita pelo software livre OpenLCA.
Presidente - 330572 - CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS
Interno - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO