PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: THÁRCILA ELLEN AIRES BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THÁRCILA ELLEN AIRES BEZERRA
DATA: 28/08/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Roteiro Didático Metaprocedimental: um instrumento de mediação de leitura literária no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Em breve
RESUMO: Esta dissertação tem por objetivo analisar, através da mediação, o desenvolvimento da capacidade de ficcionalização em cinema e literatura em discentes do Ensino Médio. Para tanto, utilizamos como instrumento metodológico o Roteiro Didático Metaprocedimental (RDM), criado pelo grupo de pesquisa CANAL 67 (Cinema articulado às Noções de Antropologia Literária, sexta e sétimas artes) em 2015 e testado em 2016 pelo grupo PARDAL (Projeto de aplicação do Roteiro Didático Metaprocedimental em Antropologia Literária), ambos da Universidade Federal da Paraíba. Neste trabalho, o RDM foi aplicado em uma turma do Ensino Médio. Este instrumento foi construído com base nos conceitos da Teoria do Efeito Estético e da Antropologia Literária, ambas do teórico literário alemão Wolfgang Iser (1974, 1996, 1999). Tais teorias fundamentam esta dissertação, além da articulação feita por Santos (2009) entre a Teoria do Efeito Estético e a Teoria Histórico-Cultural, de Lev Seminovich Vygotsky (1989).
Presidente - 1125674 - CARMEN SEVILLA GONCALVES DOS SANTOS
Interno - 2343431 - FABIANA FERREIRA DA COSTA