PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA MARIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIVIA MARIA DA SILVA
DATA: 30/11/2021
LOCAL: Plataforma Virtual
TÍTULO: DISCURSO DE AUTORIDADE: A LINGUAGEM DAS PERSONAGENS COMO INSTRUMENTO DE PODER NA ÉPICA E NA TRAGÉDIA GREGAS
PALAVRAS-CHAVES: Discurso, Personagem, Ethos, Enredo.
RESUMO: Tanto na poesia épica do período arcaico grego quanto no teatro trágico do período clássico, o discurso ocupa um lugar de primazia nos textos, poéticos ou dramáticos. Neles, personagens investidas por seu status social discursam a ponto de conferirem ao enredo das obras novos relevos e, de modo inverso, os próprios discursos conferem um poder de manutenção a estas personagens. Assim, compreender as dinâmicas das relações discursivas nestas obras é também revelar características essenciais na construção de outros aspectos literários, tais como: o ethos das personagens e o enredo que as envolve. Urge assim o estudo do papel dos discursos dessas personagens nas categorias literárias supra citadas. Com isso, pretende-se demonstrar a sua importância na análise de obras literárias e na determinação exegética de algumas passagens.
Presidente - 1722384 - MARCO VALERIO CLASSE COLONNELLI
Externo ao Programa - 2884732 - FELIPE DOS SANTOS ALMEIDA