PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: EDYELTON MARINHO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDYELTON MARINHO DE SOUZA
DATA: 30/04/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: MÍDIA PÓSTUMA: UM ESTUDO DE CASO DA RECONFIGURAÇÃO ARTÍSTICA DE MICHAEL JACKSON
PALAVRAS-CHAVES: Indústria Cultural. Midiatização. Reconfiguração. Mídia Póstuma. Michael Jackson.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Os processos culturais afetados pelas novas tecnologias são diversos. Desde a modificação do cenário de um indivíduo para além de consumir, produzir um produto midiático - que transformaram os caminhos tradicionais da comunicação -, à facilidade em acessar a internet e/ou mundo digital através de um dispositivo móvel em qualquer hora e lugar. A partir dessa percepção, assim como, tendo em vista a indústria cultural responsável por massificar determinados produtos, verificamos como uma propriedade intelectual pode ser reconfigurada e modelada para denotar um novo consumo, seja por meio da mídia, seja por consumidores/produtores. Com isso, encontramos na marca atrelada ao artista Michael Jackson uma peça chave para perceber esta ambiência. Com uma estagnação em sua carreira, após uma década, o artista entra em ascensão logo após sua morte, em junho de 2009 e torna-se um produto midiático reconfigurado: o artista mesmo sem presença física, ativo em diversos campos do âmbito do entretenimento. Em parte, sabemos que isto ocorre diante a facilidades de acesso e propagação no meio digital, estimulando uma nova relação entre fãs e artista, se comparados a gerações anteriores. Com isso, através de uma pesquisa bibliográfica com suporte nos autores José Luiz Braga (2012), Muniz Sodré (2002; 2013), Matt Hills (2015), Henry Jenkins (2006; 2009; 2014), Clay Shirky (2011) e J. Randy Taraborrelli (2009) e pesquisa documental com abordagem qualitativa, optamos pelo estudo de caso para averiguar os desdobramentos da carreira de Michael Jackson pós-morte, a relação dos fãs com esse tipo de produto e a análise dos principais eventos envolvendo Michael Jackson a nível global, nacional e local, para compreender o cenário que circunda o artista, bem como, um percurso sobre como a cultura utiliza sua imagem e musicalidade no mercado fonográfico após a morte e qual a reação dos fãs a estes novos produtos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3263034 - ALAN MANGABEIRA MASCARENHAS
Interno - 2043189 - ISABELLA CHIANCA BESSA RIBEIRO DO VALLE
Presidente - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA