PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: CLAVIANO NASCIMENTO DE SOUSA

DISCENTE: CLAVIANO NASCIMENTO DE SOUSA
DATA: 30/03/2021
LOCAL: Google Meet - https://meet.google.com/ono-xuqh-ywv
TÍTULO: ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS E IDENTIDADES CULTURAIS: UMA ANÁLISE HERMENÊUTICA PROFUNDA SOBRE O SER JOVEM NO SEMIÁRIDO PARAIBANO
PALAVRAS-CHAVES: Ecossistema comunicativo; juventude; identidade; hermenêutica de profundidade; semiárido.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: A construção da identidade cultural de jovens camponeses rurais a partir de ecossistemas comunicativos no Semiárido paraibano é o tema central desta pesquisa, que tem o objetivo de analisar as semelhanças e disparidades entre a identidade cultural de jovens que integram o ecossistema articulado pela ONG PATAC, e jovens não assistidos pelas ações da mesma no seu território de atuação. O estímulo para as análises origina-se na experiência educomunicativa e sócio organizacional implantada pela ONG junto a Comissão de Juventude Camponesa do ator político social local denominado Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar do Cariri, Curimataú e Seridó paraibano. Para a realização desta pesquisa qualitativa de base exploratória, foi utilizado o aporte teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 2007). Os recursos utilizados, além de pesquisa bibliográfica e documental e da Análise de Conteúdo, foram questionários e entrevistas semiestruturadas aplicadas à dois grupos distintos de jovens. A problemática desta pesquisa consistiu em responder a pergunta: o que favorece ou desfavorece as afirmações das identidades culturais da juventude camponesa rural do Semiárido paraibano. Para tanto, construiu-se uma compreensão sócio-histórica do objeto em análise através da doxa, a investigação e mapeamento da inserção do tema juventude nos projetos da ONG PATAC e, por fim, a interpretação/reinterpretação das formas simbólicas produzidas e emitidas pelo público que compõe o recorte desta pesquisa. Nesse sentido, fica claro que o papel assumido pela ONG, através do exercício da Educomunicação e comunicação popular, é determinante na constituição de ecossistemas comunicativos estruturados e, consequentemente, na construção da identidade camponesa de moças e rapazes residentes em seu território de atuação. Essas identidades se revelam de modo mais forte na valorização afetiva da família, na afirmação dos sentimentos de pertença e amor pela terra e no enraizamento territorial destes jovens. Por outro lado, a falta de políticas públicas afirmativas, a ação incidente do Estado junto a estes grupos de jovens e os impactos resultantes do capitalismo e da indústria cultural desfavorece a afirmação de suas identidades.
Presidente - 1533170 - CAROLINE DELEVATI COLPO
Externo à Instituição - CICILIA MARIA KROHLING PERUZZO