PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: HERMANO RIBEIRO DA SILVA JUNIOR

DISCENTE: HERMANO RIBEIRO DA SILVA JUNIOR
DATA: 20/05/2021
LOCAL: Videoconferência ( http://meet.google.com/kit-eeua-rik )
TÍTULO: O YouTube e a construção da memória coletiva: uma análise do canal do programa de TV Diversidade como lugar de memória da cultura local
PALAVRAS-CHAVES: YouTube; Lugar de memória; Memória coletiva; Cultura Local.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo analisar como o canal do programa Diversidade no YouTube se constitui em um lugar de memória da cultura local. O programa é exibido de segunda-feira a sexta-feira na TV Itararé, afiliada da TV Cultura em Campina Grande na Paraíba, e seu canal na plataforma de vídeos da Google existe desde 2008. Neste estudo foi verificado de que forma o material jornalístico postado na internet contribui para a construção da memória coletiva e cultural da região. Para isso foi usada como estratégia de pesquisa a análise de conteúdo dos vídeos publicados no período de 2007 a 2019. Foi selecionado de forma aleatória um mês de cada ano e uma semana dos meses escolhidos, objetivando assim uma maior variedade do material analisado, totalizando 145 vídeos. A análise foi realizada levando em consideração as cinco seguintes categorias: Território de disputas sociais; Símbolo de resistência; Elemento de coesão social e/ ou afirmação de identidades; Relação entre o coletivo e individual; e Resgate ou acesso da memória coletiva. Elas foram fundamentadas nos conceitos sobre memória, conceitos estes formados pelos seguintes autores: Pollak (1989), Halbwachs (1990), Nora (1993), Sarlo (2007) e Santos (2012); de Internet, YouTube e memória, a partir dos seguintes autores: Canavilhas (2004), Rosnay (2006), Puhl e Araújo (2012), e Azcárate (2015); e com base nos estudos sobre os meios de comunicação como lugares de memória, dos pesquisadores: Ribeiro (2000); Gomes (2006), Ribeiro e Brasiliense (2007). A partir da análise dos vídeos selecionados descobriu-se que o canal do programa Diversidade no YouTube pode ser considerado um lugar de memória por dois motivos. Primeiramente pelas peculiaridades do conteúdo dos vídeos e também pela sua origem, material produzido para a televisão, considerada um veículo de imprensa que guarda as lembranças coletivas da sociedade. O segundo motivo está nas características de funcionalidade do próprio YouTube, com ferramentas que potencializam a criação e manutenção de lugares de memória distintos. Com a realização deste estudo percebeu-se a existência de dinâmicas diferentes na construção da memória coletiva no site. Através dos inúmeros canais criados pelos usuários, acontece no site a transposição de lembranças coletivas de mídias tradicionais para a plataforma de vídeos por meio das postagens de conteúdos advindos da televisão, rádio, cinema, etc. Além disso, há implicitamente a elaboração de uma memória realizada no próprio YouTube atendendo às demandas de uma nova geração que nasceu em uma cultura midiática audiovisual mediada principalmente pela internet. Busca-se através dos resultados desta pesquisa que eles contribuam para que novos estudos sejam realizados sob a perspectiva do YouTube como espaço mnemônico, proporcionando assim, a descoberta e análise de possíveis e diferentes lugares de memória existentes nessa plataforma de vídeos.
Presidente - 401182 - ED PORTO BEZERRA
Interno - 1456438 - VALDECIR BECKER