PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: TIAGO BERNARDINO DE SOUZA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO BERNARDINO DE SOUZA SILVA
DATA: 11/07/2022
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/nau-ovxc-wfo
TÍTULO: JORNALISMO DIGITAL NA PARAÍBA: ANÁLISE DOS MODELOS DE NEGÓCIOS
PALAVRAS-CHAVES: jornalismo digital; jornalismo pós-industrial; modelos de negócios; redes sociais digitais; financiamento.
PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Esta dissertação se propõe a analisar os modelos de negócios de jornalismo digital no Estado da Paraíba. Desde o advento comercial da internet, em 1994, o jornalismo vem passando por mudanças constantes, que refletem as mudanças culturais na sociedade. As redes sociais digitais e as plataformas de streaming, com sua grande capilaridade na sociedade, modificaram a forma como o conteúdo noticioso é consumido pela população. Neste contexto, os modelos de negócios mantidos nos moldes antigos já não são mais viáveis, sendo necessário adaptações a nova realidade econômica e tecnológica existente. Neste contexto, surge a problemática desta pesquisa: como os veículos de comunicação estão organizados enquanto modelos de negócios no Estado da Paraíba. A pesquisa tem como objetivo geral analisar os modelos de negócios adotados nas empresas noticiosas que atuam no Estado da Paraíba. Deste objetivo geral, se destrincham outros objetivos específicos, sendo eles: compreender as transformações nos modelos de negócio do jornalismo digital nas últimas décadas; propor uma ferramenta de análise de modelos de negócios de jornalismo digital; e analisar os modelos de negócio de portais paraibanos. Para o alcance dos objetivos propostos para a pesquisa lançamos mão de uma revisão narrativa da literatura, sobre os modelos de negócios, em que nos debruçamos sobre os conceitos, de convergência, das redes sociais digitais e seu impacto na distribuição e consumo de conteúdo, da inteligência artificial, e das novas fontes de financiamento do jornalismo, como o paywall, freemium, micropayments, crowdfunding e etc. Para a análise dos empreendimentos jornalísticos pretende-se fazer uma pesquisa de campo com coleta de dados através de uma ficha de análise desenvolvida a partir dos modelos propostos por Palácios et. al. (2011). Da análise dos portais de notícias, a pesquisa indicou a predominância do financiamento por publicidade institucional de órgãos públicos, o uso das redes sociais, aplicativos de mensagens e plataformas de streaming para distribuição de conteúdo e a pouca utilização de ferramentas de automação e de inteligência artificial.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALBERTO MARQUES SILVA
Presidente - 1621684 - RODRIGO MARTINS ARAGAO
Externo ao Programa - 1125675 - SANDRA REGINA MOURA