PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: MABEL DIAS DOS SANTOS

DISCENTE: MABEL DIAS DOS SANTOS
DATA: 29/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/vvx-ureg-rtc
TÍTULO: A DESINFORMAÇÃO E AS VIOLAÇÕES AOS DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROGRAMA ALERTA NACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Televisão; Radiodifusão; Programas de Tv; Desinformação; Direitos Humanos
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Os programas policialescos fazem parte da programação de 110 emissoras de TV por todo o Brasil. Sua fórmula popularizou-se, sendo multiplicada nacional e regionalmente. Apesar de violar direitos humanos e a legislação que regulamenta os meios de comunicação no país, estes produtos alcançam índices consideráveis de audiência e ocupam horários extensos no ar. A narrativa sobre criminalidades e violência é o principal conteúdo difundido por este produto midiático. A violência contra as mulheres começou a fazer parte da cobertura dos policialescos, que em busca da audiência e do lucro, não prezam pela ética e a responsabilidade social, valores intrínsecos ao jornalismo, podendo assim desinformar o telespectador. Observando-se a importância em entender melhor o fenômeno da desinformação nos meios de comunicação tradicionais, em especial, nos programas classificados como policialescos, e percebendo a crescente cobertura que os casos de violência contra as mulheres têm despertado na mídia, esta pesquisa pretende identificar no programa “Alerta Nacional”, exibido pela TV amazonense A Crítica, e retransmitido nacionalmente pela RedeTV!, de que maneira são representados os conteúdos relacionados à violência de gênero e identificar se este programa desinforma sobre os direitos humanos das mulheres. Como marco teórico, consideramos que a Economia Política da Comunicação (EPC) pode nos ajudar a analisar o nosso objeto de pesquisa, de maneira mais apropriada, nos fornecendo elementos fundamentais para entendermos a formação dos meios de comunicação de massa no Brasil, levando em consideração seus aspectos políticos e econômicos, bem como a existência desses programas na televisão brasileira, e, a partir das análises de teóricos como Serrano (2010), Aires e Santos (2017), Cabral (2018), Bolaño (2004), Martins (2020), Alves dos Santos (2019), Amaral (2005), Lima e Capparelli (2004) compreendermos como se manifesta o fenômeno da desinformação nos meios de comunicação tradicionais, em específico, na TV. Adotamos como metodologia a análise de conteúdo, o estudo de caso e a revisão bibliográfica. Nossa pesquisa é descritiva e bibliográfica, com abordagem qualitativa.
Presidente - 2440088 - EUNICE SIMOES LINS
Externo ao Programa - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY